10 dicas para o voo não acabar com sua corrida

Por Jenny McCoy, da Runner's World

avião e corrida
Foto: Shutterstock

Poucas coisas são tão incríveis quanto dedicar uma viagem à corrida. Mas chegar ao destino nem sempre é a tarefa mais relaxante do mundo: o estresse do voo pode prejudicar seu corpo e acabar com a corrida dos seus sonhos. Veja como não ter problemas com a dupla avião e corrida.

Planilha de caminhada e corrida para inciantes

Como correr mais — com menos esforço!

Treino com o peso do corpo para fortalecer braços e abdômen

“Quando falamos em viagem aérea, um corpo relaxado significa pernas prontas para a corrida”, explica Dave Scott, hexacampeão do Ironman do Havaí e treinador. A seguir, Scott e outros especialistas dão seus conselhos antes, durante e depois do voo para se manter saudável, descansado e preparado para a corrida.

1Avião e corrida: antes do voo

Saiba mais sobre sua acomodação

Ligue para o hotel e pergunte sobre o barulho e a entrada de luz no quarto. “Pode valer a pena pagar um pouco mais por um quarto longe de alguma avenida movimentada e que tenha blecautes nas janelas”, aconselha a maratonista Sarah Schlichter. “É mais difícil pegar no sono fora de casa, e por isso esses pequenos detalhes podem fazer a diferença”.

Avião e corrida: alimente-se bem

Na noite antes da viagem, Scott recomenda uma alimentação rica em fibras – especialmente de vegetais sem amido (cenoura, beterraba, pimentão). Isto pode evitar inchaço durante o voo. Depois do jantar, um chá de ervas vai bem, para ajudar na digestão. Evite álcool e excesso de carboidratos, para não atrapalhar o sono e prevenir a formação de gases.

2Avião e corrida: durante o voo

Hidratação sempre

“O ar dentro do avião fica seco e vai te desidratar mais do que você consegue perceber”, diz Jamey Harris, técnico da equipe de corrida da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. “Além disso, o serviço de bebidas não vai aparecer tantas vezes quanto você precisaria para ficar hidratado”, completa. O segredo é sempre levar uma garrafa de água no voo, ou mais, no caso de viagens longas.

Use meias de compressão

Meias de compressão são úteis na corrida e também durante a viagem. Elas mantém a circulação do sangue e minimizam a sensação de cansaço nas pernas depois de um longo voo.

Coma direito

Scott alerta que a comida servida a bordo é normalmente recheada de gorduras e carboidratos, que jogam a taxa de açúcar no sangue lá no alto. A dica é levar lanches saudáveis, e o treinador recomenda sementes, castanhas e uma fruta (de preferência rica em Vitamina C, que aumenta a imunidade e evita contaminações no avião).

Avião e corrida: mova-se!

Escolha um assento no corredor, porque você vai estar sempre levantando para dar uma volta pela cabine. “Tudo o que você puder fazer para evitar que seu corpo tome a forma de um assento de avião vai ajudar a prevenir a sensação de estar sem flexibilidade quando aterrissar”, diz Harris. Uma curta caminhada a cada meia-hora é a recomendação.

3Avião e corrida: depois do voo

Alongue-se

Suas costas e quadril ficam encurtados por causa do voo, diz Scott. Por isso, quando tiver tempo, dedique cerca de oito minutos ao alongamento dessas áreas. Depois, faça sua rotina de alongamento do restante do corpo. Tente andar de costas durante dois minutos, atividade que ajuda no alongamento dos membros. Por último, levante as pernas contra a parede com as costas alinhadas no chão e mantenha esta posição por alguns minutos.

4Faça uma curta corrida ao ar livre

“É tentador sair do avião e se exercitar na esteira do hotel com o ar-condicionado”, diz Amanda Dale, treinadora de corridas de resistência. “Mas o exercício vai ser mais eficaz se for feito nas condições do local onde você vai disputar a corrida no outro dia”, completa.

Marque uma massagem nos pés

Os pés são especialmente prejudicados durante o voo, e, caso os seus costumem inchar em viagens longas, marque uma massagem de 30 ou 60 minutos ainda no dia do pouso. “É a melhor aposta contra o inchaço e melhora a circulação no corpo como um todo”, explica Amanda Dale.

Pratique ioga

Amanda recomenda que na noite antes da corrida se pratique algumas posturas de ioga voltadas para corredores. A ideia é alongar sem sobrecarregar os músculos, para não atrapalhar o desempenho no dia seguinte. Este guia com oito posturas de ioga para corredores pode ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here