Alerta vermelho

O zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre chikungunya deixou de ser preocupaçãoapenas das autoridades sanitárias brasileiras. De olho nos Jogos do Rio, alguns comitês olímpicos como o dos Estados Unidos e do Quênia já vislumbram a possibilidade de seus países não participarem das próximas Olimpíadas.

Os Estados Unidos – potência que boicotou os Jogos de Moscou por conta da invasão soviética do Afeganistão – recentemente divulgou que deu aos atletas liberdade de escolha, deixando nas mãos dos próprios competidores a decisão de competir ou não. Já o presidente do Quênia, Kip Keino, disse em entrevista que “a saúde de nossa juventude é mais importante do que os Jogos”.

Outro país que também se manifestou sobre o vírus foi a Espanha. Ela causou polêmica ao afirmar que não dá tanta importância ao zika vuris já que não há comprovação científica de que ele possa ser o responsável pelo aumento de casos de microcefalia no Brasil, ainda que a (Organização Mundial da Saúde) já tenha decretado um alerta global.