Ordem na casa

Hora de construir a base para atingir suas metas na corrida e no trabalho

Começo de ano é sempre um bom momento para pensar sobre a vida. É o período de avaliarmos os pilares que nos movem – no meu caso, trabalho, família e esporte. Estou satisfeito no meu trabalho? Quais provas quero correr? Encaro aquela maratona em um ano que promete ser complicado para o Brasil? Estou cuidando bem da minha família, mesmo me ausentando para treinar aos sábado e domingos? Enfim, é hora de repensar cada aspecto e se preparar para executar as metas já traçadas. No nosso esporte, que é a corrida, essa dinâmica para fazer a coisa acontecer é muito parecida com a do mundo empresarial.

Na maioria das empresas, o planejamento de 2017 já foi feito entre outubro e novembro, com base nos acertos e erros de 2016. O que repetir? Podemos elevar o faturamento em quanto? O que fazer para melhorar o chamado EBITDA (sigla em inglês para Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Sabemos que o ano vai ser duro política e economicamente, então o que podemos fazer para minimizar o sofrimento?

No mundo esportivo, o processo é semelhante. No caso da grande maioria dos atletas amadores, o planejamento de 2017 também é feito entre outubro e novembro, quando as principais provas já foram realizadas. Assim como no mundo empresarial, a diretriz desse planejamento são os acertos e erros de 2016. O que deu certo e devo repetir? Quais metas priorizar? Posso reduzir meu tempo nos 10 km? O que fazer para conseguir meu recorde na maratona? Sabemos que depois do Km 36 tudo fica mais complexo, então o que fazer para seguir forte mesmo na adversidade?

Pensar no calendário é importante não só para um treino focado, mas para conseguir se inscrever nas grandes provas que estão cada vez mais concorridas. Janeiro e fevereiro são os meses em que a demanda corporativa diminui, o ciclo de treino também está menos intenso, e por isso é um ótimo momento para você construir os alicerces que o ajudarão a executar com maestria o plano traçado.

Converse com seu treinador (lembre-se: ele é seu chefe no mundo esportivo), veja se o que foi planejado é factível e use este período inicial para formar a base mais sólida possível para conquistar seus sonhos na corrida. Parece óbvio e simples, mas, para atingir qualquer meta, é fundamental ter os objetivos bem definidos e claros e trabalhar duro para conquistá-los. Boa sorte (sem ela tudo fica mais difícil) e um ótimo 2017 para você e sua família!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here