Mara Luquet

Depoimento a Petra Monteiro

Comecei a correr há cerca de dois anos com meu marido. Minha meta é, em um ano, fazer uma maratona em algum lugar do mundo, e para atingir esse objetivo tento correr pelo menos quatro vezes por semana. Às vezes corro a semana toda, por prazer.

Corro em vários lugares lugares porque viajo muito. Tenho um treinador, o Marcus Teixeira, da assessoria esportiva Run & Fun, que me passa os treinos mesmo quando estou viajando. Quando estou em São Paulo, treinamos no parque Ibirapuera. Costumo correr entre 6 e 10 km por treino.

Participei da Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2014. Foi a minha estreia na distância e uma xperiência muito boa. Completei em 3h30: cheguei a caminhar em alguns momentos. No final, a única coisa que eu conseguia sentir era cansaço.

Minha rotina no trabalho é flexível. Faço o boletim diário da rádio CBN por telefone e, uma vez por mês, gravo o “50 Mais CBN”. Na TV Globo, às segundas-feiras participo do “Jornal da Globo” e às quartas do “GloboNews Em Pauta”. Entro no “SP TV” às sextas ou às quartas – às vezes em ambos os dias. Na Letras e Lucros, minha editora, trabalho remotamente.

Já com a corrida, não há rotina: eu apenas corro. Simples assim. Corro por prazer e porque me deixa mais disposta. Normalmente treino sozinha, e meu local preferido é a orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, porque no final sempre tem o [a estátua do] Tom Jobim me esperando.

Eu adoro ouvir música, principalmente na corrida. Ouço de tudo e aceito sugestões. Até já peguei a trilha sonora do Obama e a que o [escritor japonês] Murakami sugere no livro Do Que Eu FaloQuando Eu Falo De Corrida.

Estou lançando um livro, e a cada hora estou em um lugar. Mas não é complicado conciliar esporte e trabalho porque corro onde estiver. Só no fim de ano, por exemplo, corri na Ponta Negra, em Natal, em Porto Alegre, em Manaus…