12 filmes sobre corrida para assistir online

De documentários a vencedores do Oscar, confira o que você encontra nos serviços de streaming

Nem só de corrida vive um corredor. Às vezes, tudo que queremos é um bom filme, companhia e uma pipoca. E por que não assistir a algo sobre o esporte? Abaixo, separamos dez filmes e documentários interessantes para você assistir em casa a qualquer momento – na Netflix ou no Telecine Play (serviço de streaming para quem tem o canal em seu pacote de TV a cabo):

Leia mais:
+ Inspiração na telinha
+ 9 dicas para montar sua playlist de corrida

Paratodos – Netflix

O documentário acompanha o cotidiano de oito atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e debater a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Entre os personagens, estão os corredores e medalhistas paralímpicos Alan Fonteles, Yohansson Nascimento e Terezinha Guilhermina. A ideia do filme surgiu após a vitória de Fonteles sobre Oscar Pistorius nos 200m T-44 (para corredores amputados) da Olimpíada de Londres, em 2012.

From Fat to Finish Line – Netflix

Procura inspiração para tirar o tênis do armário e correr? O documentário mostra a jornada de 12 homens e mulheres obesos que aceitam o desafio de perder peso – com a corrida e acompanhamento nutricional – e participar de uma maratona de revezamento de quase 322 km. Juntos, os corredores que se conheceram por meio da internet perderam mais de 540 kg.

McFarland dos EUA – Telecine Play

Imagine ficar desempregado e ter que recomeçar de novo longe de casa? Foi isso que aconteceu com Jim White (Kevin Costner). Depois de perder seu emprego como treinador de futebol, ele se muda para uma pequena cidade da Califórnia. Lá, descobre alguns talentos do atletismo e ganha a missão de transformar esse grupo de jovens em uma das melhores equipes de corrida de montanha.

Forrest Gump: O Contador de Histórias – Netflix

Corra, Forrest, corra! O filme vencedor de seis Oscars apresenta eventos importantes da história dos Estados Unidos – como a Guerra do Vietnã e o escândalo político do Watergate – pelos olhos de Forrest Gump enquanto ele corre pelo país. Discriminado por ter QI abaixo da média, mas sempre positivo, ele encontra na corrida uma paixão e também uma fuga. No filme, o personagem (interpretado por Tom Hanks), correu por três anos, dois meses, 14 dias e 16 horas.

Prefontaine – Um Nome Sem Limites – Telecine Play

Steve Prefontaine nasceu no estado de Oregon, nos Estados Unidos, em 1951 e, aos 20 anos, já era um dos principais nomes dos Estados Unidos nas corridas de média e longa distância. O filme, que traz Jared Leto no papel do atleta, mostra a curta trajetória de Prefontaine. Conhecido pela personalidade forte e simpatia, ele morreu em 1975, com apenas 24 anos, em um acidente de carro.

Eternos Campeões – Netflix

Esse documentário mostra que nunca é tarde demais para se dedicar ao esporte. O filme acompanha a preparação de atletas idosos para o National Senior Games de 2009. Entre os esportes praticados pelas personagens estão tênis, natação, basquete, corrida e até salto com vara.

O Lado Bom da Vida – Netflix

O filme de 2012 estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence não é sobre corrida exatamente, mas o esporte tem papel importante no longa. É correndo que os protagonistas se encontram, discutem e tentam superar os problemas.

The Barkley Marathons: The Race that Eats You Young – Netflix

Todos os anos, a corrida mais intensa, secreta e estranha do mundo acontece na selva do Tennessee. Inspirada em uma fuga de prisão famosa, a Barkley Marathons tem um percurso de montanha de mais de 160 km. Para se ter uma ideia da dificuldade: em 25 anos, apenas 10 pessoas concluíram a prova. O documentário mostra os bastidores da ultramaratona e seus (também estranhos) personagens.

Raça – Netflix

Nas Olimpíadas de Berlim de 1936, Hitler queria demonstrar a supremacia dos arianos. Mas o corredor norte-americano Jesse Owens provou que ele estava errado. Owens ganhou quatro medalhas de ouro em Berlim, nos 100m, 200m, revezamento 4x100m e no salto em distância.

Gun Runners – Netflix

O Quênia é um celeiro de corredores e é na corrida que muitos encontram uma oportunidade para uma vida melhor. O documentário mostra a história de dois quenianos – Julius Arile and Robert Matanda – que trocaram suas armas – e os roubos – por tênis de corrida e o sonho de correr uma maratona. Inspirador!

100 metros – Netflix

Baseado na incrível história real de um espanhol, o filme mostra como Ramón, diagnosticado com esclerose múltipla, tentou completar um Ironman (3,8 km de natação, 42 km de corrida e 180 km de ciclismo) mesmo depois de falarem que ele não conseguiria andar nem 100 metros.

A Corrida da Superação – Netflix

Um jovem corredor e um ex-treinador cheios de problemas se unem e encontram estabilidade, conforto e segurança um no outro.