E nas férias?

Finalmente chegou o grande dia! A contagem regressiva terminou e é hora de sair de férias. Arrumando a mala, de repente bate o desespero: o que levar para não zoar com a planilha de corrida?! Você conta o número de treinos que vai ter que fazer no período, separa um ou dois tênis, tops, meias, calcula que vai dar para lavar alguma coisa no caminho e soca tudo na mala… Felicidade. Orgulhoso do seu planejamento, ‘’bora’’ pegar o carro ou partir para a rodoviária ou aeroporto! Mas antes de começar a aventura, você tem certeza que fez o dever de casa?!

Na teoria, dá para treinar em qualquer lugar. Mas isso não quer dizer que você não precise tomar certos cuidados. Vai para a praia? Pesquise se é de tombo, complica muito, especialmente se você é propenso a lesões. Vai fazer calor? Não esqueça de levar roupas muito leves e um estoque animal de filtro solar. Boné, viseira, óculos, já estão separados? Repelente, lembrei! Ih, faltou a vaselina ou similar…Bora comprar! Hidratante para meninos e meninas, sempre essencial. E mais: pesquise se tem estradinha perto e se é plana. Se for de terra, prepare-se melhor: como tem muita poeira, ainda mais quando os carros passam, leve um lenço ou protetor de pescoço que você possa usar quando o bicho pegar. Não quer correr riscos? Se puder pagar por uma pousada ou resort que tenha uma boa esteira, isso vai te dar a certeza que, faça chuva ou sol, o “x” na planilha vai ser marcado.

E o frio? Aí, pega. Não estamos tão acostumados com isso. Legging? Nem tenho. Pois compre, de preferência de compressão. Ajuda, vai. Uma meia mais quentinha pode ser uma boa também, ao invés daquela bem fininha que você adora. E na parte de cima? Bem, se for muito frio, faça como os esquiadores, compre uma segunda pele – uma blusa que você veste junto ao corpo, daí o nome. Em cima, um casaquinho ou moletom. Você também pode tentar correr com um windbreaker, aquele casaco levinho que protege contra vento e chuva. Com ou sem a segunda pele. Blusa de corrida normal, dry fit e windbreaker. Tem que experimentar. Se tiver um protetor de pescoço, leve-o. Se estiver frio, mas nem tanto, vá de camisa de corrida de manga curta e compre um manguito, para aquecer os braços. Na cabeça, gorro ou beanie, uma espécie de gorro de tecido que fica bem justo. A regra do protetor solar permanece, bem como a do hidratante. Óculos! Achou muito complicado? Simplifique: fique apenas em lugares com esteira e esqueça esse parágrafo. Mas vai perder o visual lá fora!

Última dica: cuide da sua segurança. Sempre. Informe-se, especialmente em lugares mais desertos. Explore, mas com muita atenção, isso vale para praias, parques, trilhas e cidades. Só use fone quando estiver num percurso muito amigável, de preferência lotado de corredores. No mais, lembre-se que a época é essencial para o descanso do corpo e da mente. Ficou difícil? Não sofra se perder algum treino. Relaxe. Substitua por outra atividade. Medite – sempre falo isso. Leia. Mude o disco e experimente coisas completamente diferentes. Um novo esporte. Uma nova comida. Durma mais e use o tempo ocioso para pensar em maneiras de melhorar sua experiência aqui nesse planetinha. Viva intensamente e seja amigo da sua planilha, não adversário. Ela só quer o seu bem. Divirta-se!