O maior revezamento do Brasil

Ele é considerado o principal evento de Revezamento da América Latina e, nesse ano, completa 21 anos de história. O Revezamento Volta à Ilha, realizado em Florianópolis, desafia os atletas a darem uma volta completa – com o total de 140km – na Ilha de Santa Catarina, capital da cidade. É hoje uma das provas mais desejadas do Brasil.

Se você vai correr a prova ou tem como meta para o ano que vem, veja abaixo alguns dados sobre a competição que pede espírito de equipe, treinamento, dedicação e muita força de vontade:

– Ele foi criado em 1996 e é dividido em 17 trechos entre asfalto, dunas, praias e trilhas. Nesse ano, atletas de 14 estados estarão presentes na competição divididos em 400 equipes.

– Nesses 21 anos de história, mais de 60 mil corredores já se aventuraram na competição.

– Em 2015, 4 mil corredores participaram do evento e, nesse ano, o número se repete.

– Por conta da infraestrutura e da grande procura, cerca de 250 equipes ficaram de fora do evento de 2016.

– O trecho da Praia dos Açores, no Morro do Sertão, com 16,7km, é considerado o mais difícil da prova.

– Além da participação na corrida, é necessário que a equipe monte uma boa logística para obter bons resultados, já que essa parte é de responsabilidade de cada time.

– A estimativa é que 30% do público presente seja de São Paulo.

– A presença do público feminino aumentou: nesse ano, a cada 3 participates, 1 é mulher e a porcentagem é 66,4% dos homens e 33,6% das mulheres.

– O evento causa um impacto financeiro de 10 milhões de reais no estado.

– Cerca de 50 mil medalhas foram entregues ao longo das edições.