Parou, parou, parou!

Fim de férias. Foram ótimas, conheci lugares incríveis de nosso país, descansei muito, trabalhei o necessário e, no meio de tudo, só uma coisa me chateou: nada de corrida. Foi preguiça? Não mesmo. Desde que treinei para Nova Iorque no ano passado venho sentindo um forte incômodo na panturrilha esquerda. Tentei de tudo, todos os tipos de alongamento e fortalecimento muscular, fisioterapia mas…. vai e volta. Nas férias não foi diferente. E agora?

Ao invés de retomar a rotina como estava, tomei uma decisão radical: parar tudo. Conversando com um amigo ortopedista resolvi fazer uma ressonância e investigar com todo o cuidado. Coisa que eu já devia ter feito antes. As suspeitas? Fratura por estresse, síndrome compartimental, vejamos. Mas o importante é ter cabeça para aceitar e tirar o time de campo.

Não dá para ter pena ou lamentar o que não se poderá fazer. Meia do Rio? Tchau! Aliás, até que eu esteja 100% saudável, nenhuma inscrição de prova vai me tirar do sério. O mais difícil para um corredor é encarar suas limitações e admitir que algo não vai nada bem. Quando o próprio treinamento de força com seus inevitáveis agachamentos te traz dor, você sabe que o ponteiro está bem desregulado e aí não tem choro…

Muito mais que repensar meu eterno dilema entre uma vida 100% pangarezística e um flerte eventual com paces mais rápidos, prefiro pensar que o mais importante sempre vai ser poder praticar o esporte, de forma saudável. Clichê? Claro! Mas será que a gente precisa inventar a roda em toda grande decisão em nossas vidas? Daí a necessidade do autoconhecimento. Às vezes perdemos mais tempo reparando nos outros e acabamos jogando fora grandes oportunidades de operarmos mudanças positivas em nós mesmos.

O que realmente importa para você? Responda a essa pergunta sem abrir mão do racional e muito menos do emocional. Somos a soma de todos os sentidos. Viveremos melhor e correremos mais felizes se passarmos a ouvi-los. E ouvindo nossa consciência, vamos sempre saber a resposta certa. Vida longa e próspera para todos na corrida.