Maratona do Rio vem aí

Chegou a hora do Rio de Janeiro, a nossa cidade olímpica, ser mais uma vez o tapete para a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, competição que chega a sua 14ª edição nesse domingo, dia 29 de maio. Cerca de 29 mil corredores são esperados para a prova que também recebe as distâncias de 21km e de 6km.

Um dos grandes destaques do evento é o bicampeão da prova, o queniano Willy Kangogo Kimutai que volta para a competição para quebrar o próprio recorde do ano passado, a marca de 2h14min56s. Já representando o Brasil, a lista é grande com nomes como Edson Amaro, Ubiratan José dos Santos, Eliezer de Jesus,Conceição de Maria Carvalho e Maria Regina dos Santos.

Com um percurso 90% plano, já que passa pelas famosas praias do Recreio, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo, a corrida tem início às 6h45, na Avenida do Pepê, na Barra para quem fizer 21km. Já para os maratonistas, a corrida começa às 7h30, na Praça do Pontal, no Recreio.

Para o diretor-técnico da Assessoria Esportiva Ponto Corrido no Rio, Cadu Soares, é imprescindível tanto para quem correr a meia-maratona quanto quem fizer a completa, descansar e dormir aproxidamente 8hrs por dia até domingo. “Um corpo descansado faz toda diferença no desempenho da prova de forma positiva, junto com uma alimentação balanceada, priorizando carboidratos, como batatas ou pães que serão usados como fontes de energia e é claro, uma boa hidratação, bebendo no mínimo 2 litros por dia”.

Além disso, separar os itens como repositores energéticos, viseira, óculos ou pochetes, que for usar na véspera da prova é outra dica lembrada por Cadu que também frisa a importância de não experimentar nada durante a prova. “Use apenas o que testou no treinamento para evitar problemas estomacais e prejudicar sua performance”, finaliza.