Troféu Brasil: Bagio conquista o ouro nos 20 km marcha

O catarinense José Alessandro Bagio (AABLU) venceu na manhã desta sexta-feira, dia 10, a prova dos 20 km marcha do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, disputada no centro de Barueri, na Grande São Paulo. O atleta completou as 20 voltas no circuito de 1 km, montado em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em 1:26:53.

A marcha é a única especialidade da principal competição interclubes da América Latina realizada fora do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães. O torneio, que reúne cerca de 780 atletas de 106 clubes, começou nesta quinta-feira, dia 9, e termina no domingo, dia 12.

A prova, segundo Bagio, foi muito dura. A largada foi dada às 07 horas, com temperatura de 23,9 graus, e terminou menos de um 1h30 depois, com 28,3 graus. "Comecei a prova errado. Saí muito forte e senti cansaço. Precisei de muita concentração nas últimas cinco voltas para completar o percurso e, ainda mais, para garantir a vitória", comentou o atleta de 33 anos, que treina e mora em Blumenau.

O marchador visa tirar agora alguns dias de descanso e em novembro deve retomar a preparação para a temporada 2015, com foco nos índices para o Pan-Americano de Toronto, no Canadá e o Mundial de Pequim, na China.

O também catarinense Moacir Zimmermann, companheiro de clube de Bagio, ficou com a medalha de prata, com 1:27:26, seguido do paranaense Bruno Marques Fidelis (FECAM), com 1:27:35.

O paulista Mário José dos Santos Junior (BM&FBovespa), recordista brasileiro dos 50 km, terminou em quarto lugar, com 1:27:43.