Raça

Uma história incrível e maravilhosa

Corredor afastado dos treinos tem que se ocupar. Não dá para ficar vendo as fotos e os comentários do grupo de corrida e chorar porque não está podendo treinar, certo? Revistas (Runner’s, principalmente!), livros, artigos e… filmes! Dentre eles, um que eu já estava namorando há muito tempo: “Race” ou, simplesmente, no nosso bom idioma, “Raça”.

Para quem não conhece a história, aqui não vai ter spoiler. Mas algumas coisas devem ser ditas, para que se possa entender a necessidade de assistir a película. Em primeiro lugar, é sobre a vida de Jesse Owens, um corredor negro norte-americano que viveu seu auge durante o nazismo. Depois, como vivemos num momento de tanta intolerância, é oportuno e até essencial que se possa fazer um paralelo entre as duas épocas. A luta de um homem pela glória mimetiza o caminho de toda a humanidade pela paz e absolvição de seus pecados. O filme aborda aspectos políticos, corporativos e atléticos mas – acima de tudo – fala de coragem.

Se você já sabe como vai terminar esse enredo, deve estar louco para alugar ou baixar o filme. Se não conhece, siga meu conselho e corra! Faltando 50 dias para a Olimpíada em nosso país, o momento é deveras apropriado. Vale adiantar que o esporte, apesar de tudoprevaleceu, embora com alguns arranhões. E é esse o legado que devemos sempre almejar, independente dos oportunistas que vão sempre querer usá-lo como pano de fundo para, na real, embolsar mais dinheiro.

O filme é um grito a favor da esportividade, da amizade e do fair-play, da forma mais pura que se possa conceber. É uma lição de vida, de alma… de raça, em todos os sentidos. Que possamos nos despir, sempre, de todos os preconceitos e, através da corrida, levarmos uma mensagem positiva por onde quer que andemos.

E, para os que insistem em politizar nossos tão sonhados Jogos Olímpicos, sugiro que façam uma pausa, respeitem o momento de milhões de pessoas que sonharam e sonham, a cada 4 anos, em fazer história e, mais importante, mostrarem a si mesmos o quão longe podem chegar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here