Garra, suor e superação na telona

É um verdadeiro privilégio poder vivenciar o cotidiano de atletas paralímpicos e conhecer de perto seus desafios e superações diários. A partir de amanhã (21), todos nós poderemos dar uma espiada nessa realidade. É que estreia o filme Paratodos, que traz o dia-a-dia dos principais competidores brasileiros e promove a discussão sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, ressaltando a superação e persistência de todos eles.

Dirigido por Marcelo Mesquita, o documentário foi filmado durante quatro anos e acompanhou os bastidores do ciclo paralímpio como treinos, competições, vitórias e derrotas de nomes como Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina, Daniel Dias, Fernando Fernades, entre outros. “A ideia sempre foi que o filme transcendesse a questão esportiva. Com um trabalho de observação e pesquisa, nasceu o filme. Queremos mostrar histórias do Brasil que dá certo”, afirma o diretor.

A estreia do filme está programada para o dia 23 de junho, mas haverá uma pré-estreia amanhã: é o “Dia Paratodos”, que acontece em diversos cinemas do Brasil simultanemanete, com ingressos à preço de meia-entrada. Belo Horizonte, Brasília, Duque de Caixas, Maceió, Maringá, Mauá, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André e São Paulo são as cidades que vão receber a sessão (veja aqui os cinemas e horários de exibição) e as escolas de rede pública também exibirão o filme na mesma data.

Veja o trailer: