Deixe fluir

Como a meditação pode ajudá-lo a alcançar todo seu potencial na corrida

||

Timothy Olson estava perto do Km 112 da ultramaratona Western States 100, de 160 km, quando o corpo enviou os sinais de alerta. “A queimação nos pulmões e nas pernas estava muito forte, e cada impacto na subida enviava uma dor dilacerante para os quadris”, diz o atleta de elite norte-americano. Ao perder a liderança da prova, ele poderia ter ficado apreensivo. Mas, como havia aprendido recentemente a meditar – e, consequentemente, a se concentrar em sua respiração, foi tomado por um poderoso sentimento de calma. E, assim, conseguiu ouvir as reais necessidades de seu corpo – um pouco de combustível e alguns minutos de trote para se recuperar.

Focar -se em seu próprio corpo e se afastar de pensamentos negativos permitiram que ele pudesse reagir de uma maneira esperta e estratégica. Alguns quilômetros depois, descansado e com combustível de sobra, Olson surgiu à frente, vencendo a corrida e estabelecendo o recorde do percurso. “Foi aí que a minha prática de meditação realmente fez sentido”, diz Olson. “Isso provou que não era bobagem, mas sim algo que trazia resultados.” Independentemente de você correr provas de mais de 100 km ou de 10 km, uma dose diária de meditação pode acalmar sua mente, melhorar sua saúde e te ajudar a encontrar mais alegria no esporte e na vida.

Olson ficou tão convencido dos poderes positivos da meditação que começou a oferecer cursos de três a quatro dias no Colorado e na Califórnia. Eles trazem sessões guiadas de meditação e corridas em grupo para que os participantes descubram (ou redescubram) a corrida como uma atividade divertida, e não algo revestido de angústia, dúvida ou desconforto. Isso soou como música para meus ouvidos. Como correr era geralmente um sacrifício e eu vivia lutando contra pensamentos negativos, torci para que a meditação me ajudasse a lidar com essas vozes críticas. Então, em uma manhã de sábado, eu me encontrei sentada em um gramado com outros 20 corredores.

Durante o retiro, nós fizemos várias trilhas, cada uma precedida por uma sessão de meditação de dez minutos. Olson recomenda praticar a meditação quando você não está correndo, com o objetivo de construir uma base mental que você usará nos treinos (quando estiver cansado demais, desencorajado ou distraído para tentar algo novo, como acalmar a mente). Conforme eu me sentei, dei conta do meu estado mental e trabalhei para suspender qualquer tipo de julgamento. “Não tem problema se perder em pensamentos”, aconselha Olson. “Apenas espere que eles fiquem claros.”

A meditação, eu aprendi, é a prática de observar sem reagir. Aplicar essa mentalidade nas corridas produz uma série de benefícios. Quando minha panturrilha ficou dolorida durante um treino, percebi minha preocupação e mudei para um estado não alarmista. No fim das contas, fui capaz de adaptar meu ritmo até o músculo se recuperar. Eu não tinha um competidor para derrotar ou uma prova para vencer, mas manter o pensamento positivo foi uma grande vitória para mim. Eu me senti em estado de aceitação – e felicidade. Isso é o que você pode aprender com a minha experiência.


EM PLENA SINTONIA

Seis benefícios da meditação para o corpo e a mente

VOCÊ VAI CORRER MAIS FELIZ A meditação melhora o humor e ajuda as pessoas a viverem no aqui e agora. Quando você aprende a focar no momento presente em vez de se preocupar com possíveis decepções do futuro ou passado, começa a perceber diversos detalhes do momento que valem a pena saborear, como a vista e os sons da natureza a seu redor.

VOCÊ TERÁ MAIS ENERGIA O relaxamento produzido pela medição pode fazer muito pela performance na corrida. Corredores, às vezes, ficam tensos em provas ou treinos importantes – e a tensão suga uma energia física e mental valiosa. “Ter minha mente calma e focada antes de uma prova é a chave para ter sucesso nela”, segundo Olson.

VOCÊ PODE EVITAR LESÕES “Cuidar do corpo e da mente durante a meditação te prepara para tomar melhores decisões sobre seus treinos”, conta Olson. “Perceber um músculo estirado ou um incômodo no tendão calcâneo vai te ajudar a adaptar seu treino antes que as lesões apareçam.”

VOCÊ DEVE FICAR MAIS TOLERANTE A DORES Desconfortos menores (como bolhas) podem ser menos desastrosos quando você aplica o princípio central da meditação, de observação sem alarme. “Nós intensificamos a dor quando nos fixamos nela,” diz Olson. “Mas quando relaxamos e a aceitamos, ela dá lugar à força e geralmente se torna muito tolerável.”

VOCÊ IRÁ CHEGAR MAIS LONGE Ao viver o presente (em vez de pensar em quão mal você poderá estar no Km 35), você pode focar em simplesmente seguir em frente, o que vai resultar em melhor resistência no longo prazo.

VOCÊ FICARÁ MENOS OBCECADO POR TECNOLOGIA “Focar apenas em minha respiração e no próximo passo me permitiu desviar a atenção do ritmo e de números e saber exatamente o que meu corpo precisa no momento, o que me permite aproveitar a corrida”, ensina Olson.

DÊ UMA CHANCE

1 – Sente-se com os olhos fechados. Um lugar com o mínimo de distrações é o ideal, mas você não precisa de um monastério: a chave é se desligar de intromissões.

2 – Foque na respiração. Puxe e solte o ar completamente diversas vezes.

3 – Acalme o cérebro. “Imagine sua mente como um céu azul limpo e calmo”, diz Olson. Às vezes uma tempestade de nuvens escurece esse céu azul, mas ele sempre estará lá. Carregue sua respiração para esse espaço menos turbulento.

4 – Faça um raio X do seu corpo. Como você está se sentindo? Onde dói? Onde você se sente leve? Não tente mudar nada, apenas observe.

5 – Suspenda o julgamento. “Tudo bem ter um dia estressante”, explica Olson. Tente perceber como você está se sentindo sem perder a coragem. Sempre que sua mente vagar, traga ela de volta para sua respiração.

6 – Construa resistência. Comece com cinco minutos e trabalhe até 20 ou 30. “Meditação é um exercício para o cérebro. Quanto mais você pratica, mais fácil se torna”, conta Olson.