Decisão final

Faltam apenas 30 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas parece que a agonia dos atletas russos está longe de acabar. Em nota, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulgou o acordo feito entre o Comitê Olímpico Russo (ROC), a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e os esportistas russos prejudicados. Agora, decisão sobre a vinda dos atletas aos Jogos Olímpicos do Rio será feita pelo CAS.

A entidade também declarou que o veredito final deverá sair até o dia 21 de julho e que, até lá, não irão mais se pronunciar sobre o escândalo de doping que levou a IAAF a proibir a Rússia de mandar seus atletas à Rio 2016.

As autoridades russas disseram que a proibição imposta pela IAAF exclui injustamente os atletas que não tem ligação com casos de doping. No entanto, a entidade diz que todo o sistema russo foi corrompido pelo doping generalizado, de maneira que se torna impossível provar quem é limpo. Segundo a chefe do departamento legal do comitê russo, Alexandra Brilliantova, os 68 atletas abrangidos pela punição são de reputação impecável e não estão envolvidos em escândalo de doping tampouco vinculados a determinados treinadores.