Comer para correr

Veja como a alimentação certa pode dar mais disposição para os treinos

Faz parte: todo corredor tem seu dia ou fase de preguiça. Às vezes a culpa é do excesso de trabalho, da falta de sono ou até da rotina puxada de treinos. Mas muitas vezes o que mina o pique é o cardápio deficiente de uma série de nutrientes. “Nossa dieta diária é o aspecto que mais tem influência em nossa saúde. Na verdade, não é só o que comemos no desjejum que irá nos proporcionar maior ou menor disposição, mas também, nossas escolhas alimentares da véspera de um treino”, explica a nutricionista Luciana de Oliveira, da Equilíbrio & Sabor, que dá a seguir algumas dicas para a gente começar o dia com muita energia.

· Antes de dormir, não exagere na quantidade de comida e evite carnes gordas ou embutidos e excesso de gordura e de carboidratos simples como pães e biscoitos elaborados com farinha refinada e açúcar branco. “Isso evita que você levante pesado, inchado e com vontade de dormir muito mais”, afirma.

· Para driblar a sensação de cansaço no dia seguinte – caso você não consiga seguir a dica acima – o melhor é optar por um desjejum bem leve à base de frutas ricas em enzimas digestivas como mamão e o abacaxi e dar um tempo para o corpo pedir comida. “Coma pequenas porções e mastigue devagar os alimentos, isso irá garantir maior disposição”.

· Um suco estimulante e energético no desjejum também pode ajudar a combater a preguiça. “Use folhas de couve, gengibre, maçã, salsa, salsão e limão”.

· No almoço e no jantar, priorize hortaliças, frutas, carnes magras, cereais integrais, ovo. “E não abuse das porções”.

· No lanche da manhã e no da tarde, invista em frutas e cereais integrais que dão maior saciedade e mantém a fome sob controle. Uma opção bacana seria aliar a maça (rica em carboidratos) a duas castanhas do Pará, oleaginosas que dão saciedade.