Fabiana Murer anuncia aposentadoria

Fabiana Murer deu adeus ao sonho da medalha olímpica hoje, nas classificatórias para a final do salto com vara. No segundo grupo, a atleta não acertou nenhuma das três tentativas de passar pelo sarrafo a 4,55m de altura, e encerrou sua participação nos Jogos do Rio.

Como já havia alertado anteriormente, Fabiana irá se aposentar ainda nesse ano e a prova de hoje pode ter sido sua última. "Estou chateada, mas fiz o máximo que eu pude. Em toda minha carreira batalhei, consegui varias medalhas e títulos mundiais. Uma lesão tira a condição do atleta de estar 100% em uma prova. Queria agradecer a quem me acompanha e vê meus resultados. Termino minha carreira com a melhor marca da minha vida neste ano e muito contente", disse em entrevista ao Sportv.

Segundo Fabiana, uma hérnia de disco foi responsável por sua performance olímpica. Há um mês, a saltadora descobriu o problema. Por esse motivo, ela preferiu não competir na etapa de Londres da Diamond League. Voltou ao Brasil, cumpriu toda a programação de treinos e fez sessões de fisioterapia para competir nos Jogos. "Estou muito chateada, não consegui saltar, tive uma hérnia que me prejudicou bastante. Foi difícil passar por isso, foi um mês de trabalho, de dedicação, e ainda tive uma equipe médica me tratando. Eu achava que poderia saltar e ir para a final, mas infelizmente a hérnia tirou a força do meu braço esquerdo e isso fez com que eu falhasse, não consegui saltar", afirmou a atleta de 35 anos.

Na Olimpíada de Pequim, em 2008, Fabiana foi para a final, mas uma de suas varas sumiu e ela saltou apenas 4,45m. Em Londres, em 2012, ela também foi para a final, mas acertou apenas um salto, com o sarrafo a 4,50m. No segundo salto, de 4,55m, desistiu no meio da corrida por causa do vento.

Fabiana era uma das grandes esperanças de medalha do atletismo. Ele vinha entusiasmada com a obtenção da melhor marca da carreira (4,87m) no Troféu Brasil, em julho, que a colocou na vice-liderança do ranking mundial.

Outra aposta da modalidade, a brasileira Joana Costa, também parou nas eliminatórias do salto com vara nesta terça-feira, no Engenhão. A atleta superou o sarrafo na marca de 4,15m, mas falhou nas tentativas de avançar nos 4,30m. Quem liderou a disputa foi a grega Ekaterini Stefanidi, que superou os 4,60m logo na primeira tentativa. A final está marcada para a próxima sexta-feira, dia 19 de agosto.