Tênis pode diminuir a fadiga após uma maratona?

Uma pesquisa publicada on-line no início deste mês sugere que o uso do tênis Masai Barefoot Technology (MBT) depois de uma maratona poderia ajudar a facilitar a recuperação ou pelo menos reduzir a fadiga percebida.

Os participantes do estudo que usaram tênis MBT nos três dias seguintes após uma maratona relataram níveis significativamente mais baixos de fadiga após o terceiro dia em comparação a um grupo que usava tênis trail running e um grupo de controle, cujos membros usavam seus tênis normais. Não houve diferença significativa da fadiga relatada entre o grupo controle e o grupo que usavam os calçados trail running pós-maratona.

O tênis MBT foram inventados na década de 1990 pelo engenheiro suíço Karl Müller. Eles são conhecidos por sua sola grossa "rocker", o que cria instabilidade e destina-se a simular o andar descalço em solo macio.

A pesquisa

Quarenta e cinco corredores japoneses correram a Maratona de Fujisan com seus próprios tênis. Após a corrida, eles foram divididos em três grupos. Um grupo usou tênis MBT nos três dias seguintes, o outro grupo usou os tênis trail running, e um terceiro grupo, o grupo controle, usou seu próprio tênis pós-corrida.

Os corredores foram convidados a avaliar seus níveis de fadiga antes da corrida, logo após a corrida e nas três manhãs após a corrida. Os pesquisadores observaram que a medição da fadiga foi subjetiva e por isso, vários tipos de preconceitos pessoais não poderiam ser completamente removidos.

O estudo foi financiado pelos fabricantes de tênis MBT, mas não teve nenhuma influência na elaboração do estudo e na análise de dados. Muitas pesquisas são realizadas por empresas que têm interesse no resultado e por isso ocorre o preconceito.