3 boas razões para correr sem fones de ouvido

Não se preocupe: você vai sobreviver a algumas horinhas sem música

Por Jeff Galloway

“Meus fones de ouvido quebraram”: quem já usou essa desculpa para cancelar um treino de corrida precisa reconsiderar algumas coisas. Música pode motivar e entreter durante a atividade física, mas mesmo um objeto pequeno como um smartphone ou um player de música pode tornar-se um obstáculo entre você e seu treino. Além disso, fones de ouvido – mesmo em volume baixo – limitam a atenção ao seu redor.

Leia mais:

+ Corredores amadores nos EUA estão mais lentos do que nunca
+ O que mudou na maratona desde 1980

Tente correr com seus ouvidos livres de qualquer acessório. Você vai acabar descobrindo que:

1Você vai correr mais facilmente

Correr sob a batida de uma música empolgante faz com que você se esforce demais muito cedo – e o ritmo vai diminuir conforme o treino segue. Ouvir a sua própria frequência de respiração e tomar consciência do esforço ajuda a regular a velocidade ideal para seu corpo.

Caso a sensação de estar muito atento às dores e fatiga do corpo atrapalhe o seu foco, uma solução alternativa à música pode ser correr com amigos. O “teste de fala” vai ajudar a manter o grupo no ritmo correto: todos devem conseguir conversar sem perder o fôlego, tão fácil quanto se corre. Mas é claro que, nesse caso, o grupo todo precisa abandonar os fones de ouvido.

2Você vai perceber mais

Com foco maior nas suas sensações em relação ao resto do mundo – sem a distração da música na sua cabeça – você dará maior valor à vista e aos sons ao seu redor. Um detalhe arquitetônico de uma casa na sua rua; o cheiro de café da padaria na esquina; a energia das pessoas que conversam enquanto passam pelo seu caminho. E se tudo isso parece “papo de hippie”, você prestará mais atenção nos carros apressados e perigos da via – sua corrida será mais segura sem fones de ouvido.

3Você vai gostar disso

A maioria dos corredores já passou por aquela fase antes de sair para o primeiro treino: “o que tem de legal em sair correndo por aí?”. Em certo momento, correr tornou-se não só legal, como essencial. Então, se você leu até aqui e só conseguiu pensar em “por que eu iria abandonar a minha música na corrida”, dê uma chance. Você provavelmente vai descobrir que você não precisa desta distração no seu treino, e que tudo que está ao seu redor é muito mais que o suficiente.

COMPARTILHAR
  • CoringaTemer

    Achei essas dicas vagas demais. Ainda prefiro meus fones do que o som do ambiente.