3 perguntas para se fazer antes do Ano Novo

Reflita sobre o que funcionou (e o que não) para estabelecer metas inspiradoras para 2017

Foto: shutterstock.

Por Jenny Hadfield

Conforme começamos a sonhar com os sucessos que o próximo ano pode trazer, é inteligente refletir sobre 2016. Pergunte a si mesmo as questões abaixo antes da virada do ano. Elas podem levar você a um ano de crescimento, realizações e motivação consistentes.

Leia mais:

3 técnicas para correr melhor
Qual é o cross-training ideal?

Quais foram meus momentos esportivos favoritos do ano?

Independentemente se isso significa analisar seu diário de treinos ou sua conta do Instagram, identifique três momentos bem-sucedidos e felizes que você viveu nos últimos 12 meses.

Um dos meus episódios favoritos do ano aconteceu no meio de uma clínica de mountain-bike para mulheres. Todas as mulheres na trilha (eu inclusa) estavam se desculpando umas às outras a cada virada, raiz ou pedra. Nosso instrutor nos parou e sugeriu que mudássemos nossa linguagem e começássemos a agradecer – em vez de pedir desculpas – umas às outras pela paciência. Conforme seguimos e fizemos isso, totalmente transformou a energia do grupo e impulsionou nossa confiança para colocar em prática o que tínhamos aprendido.

Isso ficou comigo, porque, em um minuto, aquela mudança de frase mudou completamente meu comportamento e me empoderou para me aventurar fora da minha zona de conforto e aceitar o apoio do grupo.

A verdade é que às vezes nossos momentos favoritos não são impressionantes, mas podem nos levar a novas alturas. Tire um tempo para honrar e celebrar os episódios positivos deste ano. Deixe que as boas energias levem você para frente.

Quais foram os meus desafios este ano?

Conforme você revisa seu ano, também é inteligente pensar nos momentos difíceis. Nós podemos não gostar de refletir sobre os contratempos e falhas, mas quando fazemos, podemos aprender mais e crescer com eles.

Um dos meus desafios este ano foi o processo lento e doloroso de voltar depois de quebrar meu pulso (e fazer cirurgia) ao cair de bicicleta. Foi uma jornada muito mais complexa do que eu esperava – não sabia que teria que reaprender a equilibrar meu corpo ao andar e correr ou recuperar meu alcance de movimento e destreza e ainda ter que enfrentar meu novo medo de pedalar em terrenos técnicos. Ainda assim, esses desafios me ensinaram a ser mais paciente comigo mesma e com o processo de recuperação e como uma fraqueza frequentemente leva a outras no corpo, mas, nesse período, o processo de cura acontece.

Desafios podem muitas vezes nos levar a descobertas e crescimento. Minha queda fez com que eu começasse a usar uma gravel bike – modelos de estrada modificados para andar na terra e no cascalho -, o que me levou a treinar com um novo grupo super divertido e participar de uma prova noturna. Isso abriu para mim uma nova forma de reviver minha rotina de exercícios. Independente de nossos problemas serem relacionados a corrida ou mais gerais, eles podem se tornar nossos maiores guias.

O que me inspira agora?

É natural passar por fases diferentes com exercícios – o que parecia novo e emocionante nessa época do ano passado, agora pode ser meio cansativo e antigo. Você pode ter corrido sua 100ª meia maratona e não consegue encontrar mais ânimo para correr outra. Esse período é perfeito para escrever três coisas que você quer realizar em 2017 e, então, deixá-los assentarem para ver se eles ficam. Uma meta que realmente motiva você não vai animá-lo somente hoje, mas também no futuro.

Anote seus objetivos, coloque-os na porta da geladeira ou em outro lugar bem visível e veja se eles ainda motivam você daqui a duas semanas. Se não, continue buscando algo que inspire você. Tome o tempo que for preciso. Pode ser que demore semanas e tudo bem. Você pode escolher simplesmente correr para melhorar sua condição física, começar a pedalar, tentar uma nova aula de ioga ou treinar para um triatlo. Às vezes, dar um tempo das suas metas e distâncias habituais é o que você precisa para se sentir inspirado.

Boas festas!

SHARE