Chegou a hora da maratona?

No meu penúltimo texto, falei sobre o risco associado à rápida progressão nas distâncias, ocasionada pelo fetiche de correr uma maratona. É a tal da empolgação, que bate em nove entre dez novos corredores, mas pode levar a sérios problemas de saúde, inviabilizando nosso futuro no esporte. Afinal, quando é seguro se preparar para esta prova?

Se a corrida já faz parte da sua rotina há mais de um ano e você já progrediu nas distâncias, correndo ao menos uma meia maratona, sem nenhuma lesão importante, pode começar a considerar a ideia. Para isso, na minha opinião, não tenha pressa. Faça mais algumas meias, aumente seu volume semanal gradativamente e intensifique a musculação. Essa também é a hora de promover ajustes em sua alimentação. Se der, vá a um nutricionista ou a um nutrólogo. Faz muita diferença!

É fundamental que cada um seja extremamente cuidadoso e honesto ao avaliar suas condições. Não que o nosso corpo não seja uma máquina extremamente adaptável; o problema é que, à medida que vamos envelhecendo, fica cada vez menos tolerante a grandes mudanças repentinas, sejam elas físicas ou psicológicas. Saiba também que o tempo disponibilizado para cumprir a planilha vai comprometer sua vida pessoal. Tem que estar tudo combinado em casa. Quando eu e Renata treinamos para nossa primeira maratona, ficamos super estressados. Tem hora que você não aguenta mais treinar. Simples assim! Pensamos várias vezes em desistir e, nessa hora, os amigos e companheiros de grupo seguraram bem a nossa onda.

Resolveu correr? Escolha uma prova, preferencialmente no segundo semestre, quando você poderá treinar em temperaturas mais amenas, converse com o seu treinador ou com um bom profissional de Educação Física e prepare a cabeça. Organize sua agenda para que o treino seja a prioridade do dia. O bloco de treinamento específico, que pode ser de 2 a 4 meses antes da prova, é muito intenso e é necessário ter disciplina para que seu corpo consiga as adaptações fisiológicas. Basicamente, a preparação para uma maratona significa: aumentar o limiar aeróbico, melhorar a resistência muscular e aprender a utilizar melhor a energia. Para ficar bem, você precisa esquecer todas as outras demandas de treinamento de provas mais curtas. Maratona é outro bicho, foque!

E, mais importante de tudo: lembre-se que você não é menos corredor se não tiver uma maratona no currículo. O atleta mais famoso do mundo não passa nem 10 segundos em sua prova! Cada um se realiza na corrida equilibrando suas possibilidades com o prazer que ela lhe dá. Melhor correr por 42 anos do que treinar de forma leviana para 42km e comprometer sua saúde!