4 lições de corredores experientes

Atletas mais velhos mantêm hábitos que você deveria incorporar à rotina

Por Allie Burdick

Quando eu era jovem, corria todo dia e, de alguma forma, conseguia fugir das lesões. Eu tinha uma dieta composta de pizza, cerveja e sobremesa, sem atenção nenhuma para a proporção entre proteína e carboidrato. Ocasionalmente, eu malhava e sabia por alto o que eram tempo runs, treinos de velocidade e corridas em subida.

Daí eu cresci. E me tornei uma corredora mais forte e melhor. Espero que você aprenda com meus erros e comece a utilizar técnicas de corredores mais experientes, mesmo se você estiver nos seus primeiros anos de corrida.

Descanse

Por que corredores experientes fazem isso: uma coisa com a qual atletas, especialistas e treinadores concordam é que é preciso dormir bem para ter uma boa performance. E, conforme você envelhece, precisa de mais tempo de recuperação entre treinos pesados para que seu corpo se recupere de forma correta. Alguns atletas de elite mais velhos dormem de 10 a 12 horas por noite e ainda tiram uma soneca durante o dia.

Por que você deveria fazer: corredores precisam reparar os danos dos treinos e provas para reconstruir adequadamente o tecido muscular, para que este fique mais forte. Dormir bem não somente ajuda nisso, mas também permite que a mente descanse e se recupere.

Hidrate-se

Por que corredores experientes fazem isso: conforme nós envelhecemos, nossa sede diminui, o que pode levar a um consumo insuficiente de líquidos. A taxa de suor e a função renal também diminuem com a idade. Como resultado, você tem mais chances de ficar desidratado. Atletas mais velhos devem começar a se hidratar 24 horas antes dos treinos e corridas e continuar durante e depois da atividade.

Por que você deveria fazer: considere esse fato: se você perder 1% de peso durante a corrida por causa do suor, sua performance baixa em 2%! Mas consumir água demais – uma condição chamada hiponatremia – também não é bom. Então, a regra geral é beber quando você estiver com sede.

Treino de força

Por que corredores experientes fazem isso: vários estudos mostram que perdemos massa muscular à medida que envelhecemos. Mas essas perdas podem ser compensadas com dedicação aos treinos de força.

Por que você deveria fazer: não importa a idade, estudos apontam que corredores de provas longas – e isso quer dizer tanto uma de 5 km quanto uma de 42 km – podem ter uma melhora de 8% no desempenho se aliarem os treinos de corrida a um programa de resistência muscular.

Leia mais:
6 exercícios para glúteos, quadris e braços que melhoram sua técnica na corrida
Como fazer do treino de força um aliado e não um inimigo da corrida
Quer melhorar seu tempo e evitar lesões? Inclua um trabalho de força sério em sua rotinas

Importe-se menos

Não entenda isso de forma errada. Você não deve ser descuidado em momento algum, mas pode se preocupar menos sobre ritmo (seu e o do amigo), roupas e acessórios.

Por que corredores experientes fazem isso: nós conquistamos isso. E porque temos muitos anos de experiência de vida e corrida, sabemos que no fim do dia o importante é apenas continuar correndo.

Por que você deveria fazer: pense sobre por quanto tempo você quer correr. É somente nessa semana? Mês? Ano? Ou pelos muitos anos que virão? No momento em que você lembra que correr é uma jornada para a vida inteira, que te devolve 10 vezes mais o que você coloca, você toma melhores decisões sobre correr… e sobre a vida.

Que você viva muito e corra rápido!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here