4 receitas com frutas da safra

Opções saudáveis com morango, maracujá e coco verde

Por Thuany Coelho

Investir em frutas da época é um bom negócio para a alimentação. Além de ser mais fácil de encontrá-las nas feiras e mercados, o preço costuma ser mais baixo do que em outros momentos do ano. A nutricionista esportiva Janaína Goston indica, abaixo, quatro receitas com frutas da safra e fáceis de fazer. Tem opções saudáveis com morango, coco verde e maracujá.

Leia mais:
+ Confira duas receitas de bolo integral com frutas da época
+ 10 alimentos inflamatórios que você deve evitar

Iogurte de morango cremoso

A cor do morango se deve às antocianinas, pigmento natural pertencente ao grupo dos flavonoides, potentes antioxidantes que podem auxiliar nosso corpo no combate ao envelhecimento celular e doenças crônicas e degenerativas, como as cardiovasculares. Além disso, morangos são ricos em vitamina C.

Ingredientes
1 xícara de farelo de aveia;
1 pote de iogurte natural desnatado (sem o soro) ou iogurte de morango (light ou zero);
Meio pacote de gelatina de morango diet;
1 xícara de leite desnatado;
1 caixinha de morangos picados (dê preferência aos orgânicos).

Modo de fazer
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da caixa. Pique os morangos e misture metade deles no liquidificador com o leite, o iogurte, a gelatina preparada e o farelo de aveia. Coloque na geladeira até que fique com consistência gelatinosa. Decore com os morangos que sobraram.

14264222_648221602012060_7887157253871956093_n

Geleia light de maracujá

O maracujá é uma fruta extremamente versátil, da qual se pode aproveitar todas as partes e não somente a polpa. A casca, por exemplo, se transforma em farinha e a folha é utilizada na indústria farmacêutica. O fruto do maracujazeiro contém vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais como potássio, ferro e cálcio. “O maracujá ainda tem pectina, fibra que pode auxiliar na redução de açúcar no sangue”, afirma Janaína.

Ingredientes
1 maracujá com casca;
150 ml de água;
1 sachê de adoçante.

Modo de fazer
Divida o maracujá em 4 partes e ferva ele (com polpa e casca) com a água, até obter uma consistência mais grossa (se preciso, vá adicionando um pouco mais de água). Depois, raspe o interior da fruta e dispense a casca. Adicione o sachê de sucralose para obter uma geleia mais consistente. Se preferir a geleia mais doce, coloque mais um sachê. “Você pode utilizar a geleia em iogurtes naturais, no pão, misturado ao queijo cottage, como molho de salada (adicionando vinagre balsâmico, mel e mostarda, se gostar) e por cima do salmão (misturada ao azeite e alcaparras)”, explica a nutricionista.

Mousse de maracujá light rico em fibras

Ingredientes
1 maracujá;
3 colheres (sopa) de chia;
1 pote de iogurte natural desnatado (de consistência firme);
1 sachê de adoçante;
Extrato de baunilha.

Modo de fazer
Retire a polpa do maracujá e adicione 3 colheres de sopa de chia. Ao ser hidratada pelo maracujá, a chia terá seu volume dobrado e ficará mais macia. Acrescente o pote de iogurte natural desnatado, o adoçante e gotas de baunilha. Leve à geladeira até obter consistência de mousse e sirva gelado.

coconuts-546841_1280

Shake pós-treino

A água de coco contém sais minerais como sódio e potássio, além de vitamina C. “O shake vai auxiliar na reidratação, recuperação muscular e reabastecimento dos estoques de energia após a atividade física”, explica a nutricionista.

+ 6 bebidas para evitar antes de correr

Ingredientes
300 ml de água de coco natural gelada (150 ml devem ser colocados em formas de gelo e levados ao freezer);
20g de whey protein de morango;
Hortelã a gosto (opcional).

Modo de fazer
Bata no liquidificador 150 ml de água de coco gelada junto os gelinhos de água de coco e o whey até obter consistência de shake. Adicione hortelã, se quiser. Sirva em seguida.

Obs: Para não perder nada, a polpa do coco fresco pode ser retirada da casca e batida junto com um mamão papaya no liquidificador, algumas gotas de essência de baunilha e um sachê de adoçante. Deixe no congelador por uns minutos até a bebida se tornar super gelada (mas não congelada). Sirva numa taça com canela polvilhada ou gengibre. “Fica super refrescante e auxilia o funcionamento intestinal”, diz Janaína.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here