21km sem sufoco

Nesse próximo final de semana teremos mais de seis meias-maratonas pelo Brasil. Entre elas: a Mizuno Half Marathon, em São Paulo, a Meia Maratona de Florianópolis, em Santa Catarina e a Meia Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Para ajudá-lo a cruzar inteiro à linha de chegada, o treinador Augusto César, da assessoria Corre Brasil, tem algumas dicas.

Segundo Augusto, é importante diminuir o volume de treino na semana anterior à prova. “Massagens ou sessões de alongamento leves são uma boa pedida caso o corredor esteja muito ansioso ou sentindo a musculatura cansada”. Além disso, caprichar na hidratação – com água ou água de coco – e na alimentação são fatores indispensáveis. Diminuir ingestão de alimentos com fibras dois dias antes é um dos conselhos do treinador.

Já no dia da prova, realize um aquecimento leve de 10 a 15 minutos para que o corpo responda bem ao iniciar a prova e não se esqueça de se posicionar bem na largada para conseguir imprimir o ritmo proposto. “Entre os kms 15 e 16, faça uma avaliação do seu nível de cansaço e verifique se consegue acelerar mais o ritmo ou se é melhor não forçar tanto para terminar a prova bem”, finaliza Augusto.