Siqueira e Bia vencem 4ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon

O brasiliense Henrique Siqueira e a santista Beatriz Neres foram os primeiros a cruzar a linha de chegada da quarta etapa do 24º Troféu Brasil de Triathlon, realizada na manhã deste domingo (9/11), em Santos, Litoral Paulista. Siqueira percorreu os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h52min cravados. Já Bia completou a mesma distância em 2h06min30s. Coincidentemente, ambos triatletas foram campeões no ano passado. A prova contou com a participação de cerca de 550 atletas, representando 15 estados.

A mudança brusca do clima deu o tom da prova e influenciou diretamente no resultado deste domingo. O céu cinzento e tempo ameno da largada deu lugar ao sol forte e altas temperaturas, a medida que o certame avançava.

Henrique Siqueira ficou surpreso com o resultado e credita seu desempenho a um ritmo mais leve que teve ao longo deste ano. "Tive uma lesão no pé (fascite plantar) no primeiro semestre, e por conta disso, treinei menos e não participei de tantas provas. Agora que estou recuperado, vim com um bom gás. Acho que isso me ajudou, já que os outros atletas vem de treinos pesados e participação em outras provas", avalia o triatleta, que liderou a etapa desde a saída da natação até a linha de chegada.

O líder do campeonato, Marcus Fernandes, acompanhou o primeiro colocado em quase todo o percurso, chegando, em alguns momentos, a estar a cerca de 10 segundos de desvantagem. Mas o calor e o cansaço cobrou seu rendimento na segunda volta da corrida, na qual perdeu posições para Flávio Queiroga e Antonio Mansur Filho, segundo e terceiro, respectivamente. "Hoje não deu, mas em dezembro vou dar o meu melhor", promete o santista.

No feminino, Bia Neres fez da etapa de hoje uma espécie de "festa em casa". Com o incentivo da família e amigos, a pequena santista dominou tranquilamente a prova, abrindo e administrando a vantagem de mais de seis minutos do pelotão que disputava a segunda posição.

"É uma delicia correr aqui. Este ano tenho outras prioridades como provas de longa distâncias internacionais e preparação para as olimpíadas. A prova de hoje serviu para avaliar meu desempenho. Acabei de me recuperar de uma lesão na coluna e vi que ela não me atrapalhou na natação. Quando vi que as meninas que vinham atrás de mim estavam disputando entre si, fiquei com mais gana de acelerar no pedal e abrir a passada. E o resultado foi este", conta a santista que, neste ano, está fora da disputa pelo campeonato.

O segundo destaque do naipe foi Flávia Fernandes, que está em primeiro no Troféu Brasil deste ano. Depois de sair da água em segundo e perder duas posições ao final do ciclismo, a triatleta recuperou lugares com uma corrida ritmada e compassada, que a fez cruzar a linha de chegada em segundo lugar. Tamanho esforço debaixo do calor fez com que a atleta precisasse de amparo médico, logo no final da corrida. O resultado a manteve na liderança do campeonato. Mas nada está decidido, já que a última etapa tem peso dobrado nos pontos.

Resultados da 4ª etapa – Santos

Masculino
1) Henrique Siqueira, 1h52min00seg
2) Flávio Queiroga, 1h53min410seg
3) Antonio Mansur Filho, 1h53min55seg
4) Marcus Fernandes, 1h54min54seg
5) Guilherme Henrique Nogueira, 1h56min28seg

Feminino
1) Beatriz Neres, 2h06min30seg
2) Flávia Fernandes, 2h12min36seg
3) Bruna Saglietti Mahn, 2h13min02seg
4) Fabíola Gomes, 2h15min18seg
5) Fernanda Garcia, 2h17min09seg

Classificação do 24º Troféu Brasil após 4 etapas (extra-oficial)

Masculino
1) Marcus Fernandes – 587 pontos
2) Antonio Manssur Filho – 466 pontos
3) Filipe Netto Cirelli – 450 pontos
4) Raphael Menezes Dos Santos – 445,5 pontos
5) Fernando Toldi – 430,5 pontos
6) Guilherme Henrique Nogueira – 419 pontos

Feminino
1) Flavia Fernandes – 579 pontos
2) Bruna Saglietti Mahn – 475 pontos
3) Fernanda Garcia – 464,5 pontos
4) Alexandra Maria Figueiredo – 355 pontos
5) Fabiola Gomes Da Silva – 334 pontos
6) Carla Moreno – 310 pontos