Contagem regressiva para a Maratona do Rio

Daqui a quatro semanas, a Maratona Caixa a Cidade do Rio de Janeiro vai invadir as praias da cidade olímpica por mais um ano consecutivo. Segundo a organização da prova, mais de 26 mil pessoas farão parte do evento que também conta com as distâncias de 21km e 6km.

Para os que vão encarar a maratona, essa fase final de treinamentos é decisiva e precisa ser encarada com responsabilidade e dedicação. Thiago Vaz, treinador do clube de corrida Nike + Run Club do Rio, recomenda treinos educativos de corrida nessas últimas semanas. “Aprimorar a técnica, assim como a resposta da passada no solo nunca é demais e isso pode ajudar a economizar energia durante a prova, melhorando a performance”. Além disso, ele reforça a importância da manutenção da musculação e do descanso na planilha, já que o sono em dia é fundamental para a prevenção de lesões e do overtraining (sintomas do excesso de treinamento).

Escolher o equipamento – como um tênis para longas distâncias e de acordo com o seu tipo de pisada – é essencial para não ter surpresas desagradáveis no dia. Separar e testar a roupa que será usada no dia também, assim você evita assaduras (provocadas por atrito) ou qualquer problema maior durante a maratona.

E para quem vai estrear, Thiago dá ainda a dica de estudar e conhecer o percurso, para não ser pego de surpresa com subidas ou uma temperatura diferente. “Na hora da prova, não se preocupe com as pessoas ao seu redor e tenha confiança no seu esforço e planejamento”.