5 coisas que você fez no passado e deve evitar este ano

Avaliar (bem) o ano que passou poderá ajudá-lo a programar melhor o seu futuro

Foto: shutterstock.

Quantas vezes fazemos alguma coisa que nos arrependemos e depois de algum tempo estamos repetindo a mesma coisa? No esporte, isso ocorre com muita frequência e, por isso, coloco abaixo algumas ações que talvez você tenha realizado no ano passado e deve evitar este ano para atingir uma maior eficiência e qualidade nos treinos e provas.

Falta de planejamento

O erro mais comum entre corredores é não planejar qual será o seu objetivo do ano. Com isso, realizam inscrições para provas de distâncias variadas e sem nenhum foco. Isso pode levar a lesões e desgastes acentuados durante o ano.

Leia mais:

Como treinar a mente para correr melhor
Tensão Pré-Maratona, a TPM do corredor

Inscrição antecipada de provas

Para conseguir um desconto especial em suas provas, você aproveita o “Black Friday” e se inscreve em várias provas sem saber dos seus compromissos. O resultado é sempre o mesmo: duas inscrições realizadas em duas provas no mesmo dia e horário, falta de organização nos treinos, desgaste excessivo e a necessidade de desmarcar compromissos que podem prejudicá-lo em outras áreas de sua vida.

Falta de seriedade com sua atividade física

Se você gosta de correr e participar de provas, leve a sério todo o processo que isso significa. Muitas pessoas treinam sem frequência e quando saem para correr fazem volumes e intensidades que agridem mais o organismo do que estimulam a boa forma. É o famoso “tiro no pé” de quem busca qualidade de vida.

Falta de programação semanal

A atividade física é mais uma das coisas sérias que você deve se preocupar durante a semana. A diferença é que ela te traz benefícios físicos e emocionais, além de um tremendo prazer. Falo isso, porque, por ser um compromisso sério, deve ter dia e horário estipulado em sua agenda. Muitas pessoas colocam outros compromissos no lugar do exercício diário por achar que é mais importante. Um grande erro.

Determinar uma meta sem planejamento

Aposto que você sempre inicia o ano com alguma meta esportiva. Seja ela completar a São Silvestre, uma meia maratona ou até uma maratona internacional. Mas você planeja sua meta? Se organiza para isso? Monta uma equipe de acompanhamento? Cria indicadores de evolução? Pois isso é importantíssimo para você não desviar seu foco e perder o ânimo. Conheço muita gente que inicia um montão de coisa e não termina nada.

Essas são apenas algumas ações para você pensar com carinho neste momento onde o ano se inicia e o circuito de provas desafiadoras bate à nossa porta. O objetivo é que você tenha um ano de grandes realizações esportivas, mas de forma inteligente e sempre tendo o seu organismo pronto para te oferecer a alegria da atividade física por muitos anos.

Vem comigo!

José Carlos Fernando é diretor esportivo da Ztrack Esporte e Saúde assessoria esportiva e coaching esportivo de atletas e empresas. Formado em educação física e nutrição, com especializações em fisiologia do esporte, treinamento desportivo, nutrição esportiva e coaching do esporte, atua na área há mais de 25 anos.

COMPARTILHAR