5 dicas para acabar com o tédio em corridas longas

Maratonistas e ultramaratonistas que treinam por horas sempre no mesmo trajeto podem sofrer com o tédio

Foto: Antony Mayfield

Por Jenny Hadfield

Terminar uma prova de longa distância é o motivo pelo qual muitos corredores treinam todos os dias, e é o momento de maior emoção para o atleta. Porém, requer a disciplina de aguentar todos esses kms durante a semana, quando não há linha de chegada, câmeras nem centenas de corredores ao seu lado. Para driblar o tédio dos treinos mais longos, cinco dicas da corredora e jornalista Jenny Hadfield, da Runner’s World, dos EUA:

Leia mais:

+ 5 treinos de alto rendimento do atletismo brasileiro
+ Desafio K42: A busca pelo melhor maratonista amador do Brasil

1Corra em círculos

Esta tática pode parecer uma tortura, mas ela funciona de verdade e faz o tempo de treinamento voar. Defina um trajeto circular (ou ida e volta) de 6 a 8 km e crie um ponto de parada com bebidas, lanches e uma toalha, por exemplo, em um local do percurso. Isto vai quebrar a distância total e cria um objetivo agradável – chegar ao “pitstop” – a cada volta.

2Simule uma corrida real

Defina um percurso que se assemelhe à prova para qual você está treinando – se houver uma subida, coloque uma subida em seu caminho. Tome um café da manhã reforçado, exatamente como faria antes de uma corrida para valer. Comece a correr no mesmo horário de início da prova. Você terá mais foco, por estar simulando a prova de verdade – e não apenas mais um treino de rotina.

3Crie novos destinos

Se correr em círculos e passar pela mesma rota em todos os treinos está te deixando entediado, é hora de adicionar algo novo em sua rotina. Pegue um taxi até um lugar desconhecido e volte correndo para casa; defina um ponto aleatório no GPS e corra até lá; conheça um parque a que você nunca foi antes.

4Seja criativo

As melhores playlists de músicas que você já criou devem ficar reservadas para este tipo de treino. Deixe para resolver aquele assunto cabeludo do trabalho – para o qual você vai precisar ter ideias incríveis – durante o seu treino. Além de passar o tempo enquanto você se perde em músicas e pensamentos, é um momento em que a criatividade flui pelo corpo.

5Socialize

Caso nenhuma das dicas anteriores sirva, é hora de admitir: ficar sozinho tanto tempo é tedioso para você. Entre para um grupo de corrida ou chame amigos para o seu treinamento. Contanto que você mantenha o pace e não de distraia dos treinos por causa da conversa, pode ser uma maneira eficaz de passar o tempo.

COMPARTILHAR