Mizuno Uphill Marathon: recordes e subidas marcam a terceira edição

A Mizuno Uphill Marathon ocorreu no último sábado, dia 1, nas cidades de Treviso, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Considerada uma das maratonas mais difíceis do Brasil, a prova fez os participantes correrem por asfalto, pedras e cascalhos e encararem cerca de 8 km de subidas constantes no final do percurso, na Serra do Rio do Rastro. Pela primeira vez, a Uphill recebeu 600 atletas e começou à tarde, às 16h30, obrigando os corredores a concluírem a prova à noite. O tempo limite para fazer os 42 km era de 6 horas.

Os atletas Marcelo Rocha e Carla Moreno, que lideraram a prova em praticamente todo o percurso, não só ficaram em primeiro lugar como bateram o recorde da maratona. Rocha completou os 42 km em 3h12min11 e Moreno em 3h40min40. A vitória na categoria masculina foi acirrada, uma vez que Adriano Bastos se aproximou de Rocha nos quilômetros finais da prova e chegou dois minutos depois do vencedor, concluindo a prova em 3h14min46. Já na feminina, a segunda colocada Daniela Cousandier fechou a Uphill com 4h00min28.

Marcelo ainda surpreendeu a todos ao contar que, antes da prova, treinava todos os dias após o trabalho como carteiro. Mesmo fazendo o melhor tempo da prova, ele ainda disse que não estava “100%”. “Eu podia ter feito mais, não dei o meu melhor ainda”, disse. Mas também não relevou a dificuldade do trajeto: “O percurso é muito duro. No ‘paredão’ da Serra, você pensa em desistir algumas vezes, mesmo em primeiro lugar, mas estou há seis meses focado nessa prova, foi o meu objetivo do ano. Aqui, todos os corredores são herois”.

Já Carla Moreno contou que a Uphill foi sua segunda maratona e que sofreu bastante no final: “A pior parte foi do quilômetro 37 ao 40, quando eu comecei a ter cãibras. Eu estava inteira, mas as minhas pernas já não respondiam mais, então eu comecei a andar. Vim trotando até o fim”. Os vencedores ganharam uma viagem com tudo pago para Amsterdam, para correrem a maratona de 2016.

A quarta edição da prova ocorrerá no dia 03 de setembro e o sistema de pré-inscrições abre nessa quarta-feira, dia 05. Além da maratona, a prova conta com mais duas modalidades: um percurso de 25km, e o Desafio do Samurai, com provas de 25km e 42km. (clique aqui para ir no site oficial de inscrições). Os valores são: 130 reais para os 25km, 190 reais para os 42km, e 300 reais para o Desafio do Samurai.

Serão abertas 525 vagas para os 25km, 475 para os 42km e apenas 25 vagas para o Desafio do Samurai. A divulgação dos sorteados será feita a partir do dia 03 de setembro e a confirmação da inscrição deverá ser feita até o dia 10 de setembro.