Preparação para maratona: qual o tempo ideal?

Andei conversando com meu capitão Wanderlei Oliveira sobre qual seria cenário ideal de preparação para uma maratona e pasmem: descobri que ele não gosta de correr os 42km.

Ele me contou que se sente muito mais feliz em treinos e provas rápidas do que em longas distâncias, mas graças a sua disciplina diária de treinos (afinal são 24 anos e 8 meses sem perder um dia de corrida ) ele está sempre apto a correr uma maratona. No currículo, ele soma 24 internacionais, com estreia em NYC em 1992 com 3h30 e PB em Paris com 3h07.

Entretanto, WO diz que nasceu velocista, possui fibras musculares de contração rápida e seu desgaste em provas longas é muito grande devido a genética.Apesar da opinião convicta, ele sabe que sou apaixonada pela distância e não só me respeita como apoia e prepara para dar sempre meu melhor nos 42km e em qualquer outra quilometragem que eu queira correr.

Respeito é pra quem tem – e a recíproca é verdadeira. No dia que me comprometi a treinar com ele, assinei um termo de responsabilidade que contemplava muita disciplina e nenhuma reclamação. Com o capitão aprendi a engolir o choro e fazer o que tem que ser feito, por isso hoje a opinião dele à respeito de treinos e corridas pra mim é umas das únicas que contam (depois conto quais são as outras).

Sobre a preparação de maratona, WO diz que o corredor tem que ter no mínimo cinco anos de corrida para se preparar para sua primeira maratona e para quem já é macaco velho o ideal são 6 meses de preparação para a prova alvo. Mas e se eu escolhi uma prova alvo e não tenho 6 meses?

Ele diz que se temos no histórico recente uma rotina disciplinada de treinos os poucos meses até a prova são de polimento. O importante para quem quer correr longas distâncias é acumular volume semanal. Ele disse: “Estive no Congresso Internacional de Técnicos de corrida de longa distância realizado no Algarve, Portugal, em 1987, a convite do português Mário Moniz e ele dizia o seguinte: se a sua média diária nas rodagens for de 10 quilômetros, seu ponto de quebra de ritmo será na altura dos 30 quilômetros. Ou seja, se você quer correr bem uma maratona, terá que correr nos últimos três meses de preparação um volume semanal na casa dos 100 quilômetros (para os mais avançados) para terminar bem e, “se quebrar”, isso irá ocorrer quando cruzar a linha de chegada.”

Ao contrário do que dizem por aí, se você é uma pessoa sem limitações, com condições físicas e psicológicas de treinar direitinho, correr uma maratona não é impossível. Eu acho que não há nada de heroico em correr uma maratona, pois qualquer um devidamente preparado corre, porém confesso que cruzar a linha de chegada depois de meses de preparação é uma das sensações mais maravilhosas da vida e dificilmente não sentimos vontade de repetir. Menos o Wanderlei, claro!

Então se você é um corredor disciplinado que treina independente de ter um objetivo, então você é um corredor que está sempre preparado para o que vier.