6 dicas para correr melhor na esteira

O recordista no equipamento Jacob Puzey conta como melhorar seu treino

Foto: shutterstock.

Por Lisa Jhung

Jacob Puzey, 33, é o recordista nas 50 milhas (80 km) na esteira. O canadense, que correu a distância em 4h57min45, costuma usar o equipamento em alguns treinos na semana. Confira as dicas dele para ter maior sucesso ao correr na esteira:

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Uma chance para a esteira

Pense em qualidade

Use a esteira para treinos de qualidade, como os progressivos e fartleks. Para os progressivos, Jacob recomenda começar em um pace fácil e gradualmente aumentar a velocidade em 0,16 km/h a cada 0,4 km. “Eu começo em 13 ou 14 km/h e vou até 19 km/h em uma corrida de 16 a 25 km”, ele diz. Para fartleks, ele sugere aquecer em ritmo leve, depois fazer repetições de um a dois minutos de corrida forte com intervalos de um a dois minutos em ritmo leve. Treinos intensos na esteira ainda ajudam o tempo a passar mais rápido.

Use a tecnologia

Jacob reconhece os benefícios de aplicativos e DVDs com percursos virtuais que fazem você se sentir como se estivesse correndo em outro lugar. E ele também adora assistir TV em corridas mais longas. Correr na esteira, então, pode ser uma boa oportunidade para colocar séries e filmes em dia (você pode escolher algo de acordo com seu esforço e humor) ou até mesmo acompanhar o noticiário.

Ouça música

Invista em um bom fone de ouvido e coloque sua playlist para tocar. Durante o recorde das 50 milhas, Jacob ouviu de tudo: de Bob Marley a batidas mais fortes. “A batida de Lose Yourself do Eminem era o ritmo exato para a cadência que eu queria manter”, conta.

Divida sua corrida

“Você não precisa fazer uma corrida super longa toda vez para conquistar benefícios”. Dividir a distância total em duas sessões no dia podem deixar a quilometragem e o tempo na esteira mais suportáveis. Jacob afirma que corridas duplas na esteira servem como bons divisores para o seu dia e mantém sua taxa metabólica de repouso mais alta do que se você fizesse apenas uma corrida.

Aproveite as vantagens

Parte da beleza em correr na esteira é que você pode encher o painel com comidas e bebidas. “Você não precisa carregar uma garrafa ou outros combustíveis em seu longão. Além disso, você pode treinar seu sistema para comer e beber mais de forma mais consistente em uma esteira. Isso vai ajudá-lo no dia da prova se a distância para qual você está treinando requer reabastecimento constante”, explica.

Cuide da postura

“Quando você aprende a apenas “ser” na esteira, não há muitas razões para não correr”, diz Jacob. Correr no aparelho elimina muitas das distrações e variáveis que podem alterar a forma como você se move ou sente durante uma corrida, o que permite realmente se concentrar no seu corpo. “Gosto de focar na minha passada, cadência e respiração enquanto corro na esteira”, ele conta. “Se possível, eu corro em frente a um espelho para garantir que o movimento dos meus braços está certo. Quando eu comecei a correr, tinha uma postura horrível. Com o passar dos anos e prática na esteira, me transformei em um corredor mais eficiente”.

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