O que é VO2 máximo?

Foto: Wanderlei Oliveira

Uma das coisas que priorizo nos treinos e provas é conhecer meus limites e apenas atravessá-los se tiver consciência de que o momento é certo. Nem sempre é conveniente ir além, mas e quando a gente não sabe exatamente onde é este “além”?!

A corrida é um esporte que nos deixa quase em permanente em estado de alerta, qualquer bobeada pode aparecer uma lesão ou overtraining e eu mesma já tive várias….As coisas só começaaram a fluir melhor quando resolvi conhecer e respeitar minhas zonas e limites, o que é basicamente dividir com meu coach não só os números, mas também as sensações dos meus treinos.

Ano passado ao treinar para a Maratona de Chicago em busca de uma realização pessoal através de um bom resultado, senti vontade de brincar mais sério e fui pela primeira vez na Care Club fazer o teste de VO2 máximo.

O que é VO2 máximo? Falando bem fácil: o VO2 máximo é a maior taxa de oxigênio que nosso corpo consegue captar e transformar em energia durante um exercício. Essa taxa aumenta de acordo com o aumento da intensidade do treino e o VO2 máximo acontece no momento onde mesmo a intensidade aumentando o consumo de oxigênio permanece igual.

Ou o que podemos chamar do momento da verdade, pois ali dá para saber muito sobre aptidão e condicionamento físico.

Uma pessoa sem condicionamento físico, o VO2 máximo pode aumentar até 30% se ela fizer um bom treinamento, mas por outro lado, uma pessoa com condicionamento o seu VO2 custa muito a aumentar muito porque quanto maior é o nível de condicionamento físico mais difícil fica para aumentar a taxa e muitas vezes nem aumenta…

Ou seja: se não nascemos com condições genéticas para ser campeões mundiais – sinto informar – dificilmente seremos um. Mas como aqui ninguém quer ser campeão mundial e não nos incomodamos com a busca diária pelo nosso melhor (#desperteseumelhor), essa revelação nem é tão pesada assim.

O teste é feito em esteira com a presença de um cardiologista e de um médico do esporte. Usamos uma máscara, uns eletrodos colados no peito e nosso consumo de oxigênio é medido o tempo inteiro, organizado de acordo com o aumento da velocidade na esteira.

No final é uma sopa de números que entrega quem somos e o que andamos fazendo nos nossos treinos. Ou não fazendo, né?

Quem avalia os números é o Dr. Gustavo Magliocca (Bio aqui), um dos médicos do esporte mais respeitados do país. No dia que fiz o teste pude contar também com a presença do Wanderlei, meu treinador, que conferiu nos números o resultado do trabalho que temos feito juntos.

Agora só abrindo um parêntese: é esse tipo de coisa que me faz confiar e gostar tanto do Wanderlei, pois ele não tinha obrigação nenhuma de assistir ao meu teste, mas mesmo assim foi, assistiu e no final discutiu conosco os resultados.

O teste de VO2 máximo não é algo restrito a este ou aquele tipo de atleta, ou para aquele ou este objetivo. Qualquer pessoa pode fazer e é uma ótima maneira de se informar sobre a própria condição de saúde e como anda a vida esportiva.

Depois conto os resultados e falo também sobre uma outra taxa que pode ajudar muito na busca pela performance.