Progresso na pista

Participe de treinos de pista para se tornar um competidor mais habilidoso

Corredores profissionais cultivam anos de experiência em competições em pistas de atletismo. Os grandes pelotões, os splits (parciais) a cada 200 ou 400 metros e a ausência de distrações ajudam os atletas a dominar habilidades que contribuem para a performance em qualquer terreno. Por isso treinar em pista pode te ajudar a aperfeiçoar o ritmo, a velocidade e a confiança.

CONTROLE SEU RITMO

Manter um ritmo relativamente constante é a maneira mais eficiente de correr, só que é difícil fazer isso no caos do início de uma prova de asfalto. As pistas fornecem um feedback preciso a cada 400 metros (ou 200 metros, em muitas pistas fechadas), o que permite monitorar e ajustar o ritmo e, após o treino, analisar e avaliar exatamente os pontos que podem ser melhorados.

O QUE FAZER

Aperte o botão de “split” no seu relógio a cada volta e, depois, analise os resultados. Suas primeiras voltas foram mais rápidas que as restantes? Ou você começou com um ritmo constante e, gradativamente, o diminuiu? Mantenha as parciais em uma margem de 10% – por exemplo, se você correu, em média, uma volta de 400 metros em 1m20s, não deve correr em ritmo menor que 1m24s ou maior que 1m16s. Quando você se aperfeiçoar, tente trabalhar com um percentual de 5%

JUNTE-SE AO PELOTÃO

Os ventos fortes na Maratona de Nova York de 2014 fizeram com que os corredores que se abrigaram no pelotão que liderava a prova economizassem uma energia valiosa. Mas correr no pelotão faz com que seja mais difícil se manter no melhor traçado do percurso, como na parte interna de uma curva, por exemplo, já que nessas horas a confusão de corredores é grande. A pista é um ótimo lugar para aprender a lidar com esse conflito, pois o caminho mais curto é bem claro e todos querem ocupar essa posição ao mesmo tempo.

O QUE FAZER

Esforce-se ao máximo para correr logo atrás de outros competidores, ficando o mais próximo possível, mas sem pisar neles. Tente ficar confortável nessa posição e com pessoas ao seu redor e atrás de você, porém atenção para não ficar preso atrás de outros corredores no final. Faltando de 800 a 400 metros, comece a procurar brechas para garantir que você consiga se “desprender” e dar um gás até o fim.

ACELERE

O recorde pessoal do norte-americano Ryan Vail em maratona (2h10m57s), conquistado em Londres, no ano passado, tem ritmo pouco acima de 3min/km. Você acha que isso é rápido? Com certeza! Mas Ryan também participou, no ano passado, de competições de 1.500 metros em pista (3m43s, um ritmo de cerca de 2m30s/km), 5 mil metros (13m28s ou 2m42s/km) e 10.000 metros (28m26s ou 2m51s/km). Resultado: Quando Ryan corre 1 km em 3m06s durante uma maratona, ele sabe que está 1 minuto mais lento que sua velocidade máxima, o que é uma maneira importante de aumentar a confiança.

O QUE FAZER

Treinos de pista te dão a oportunidade de conhecer seu ritmo em distâncias curtas, como 1.500 metros. Se você costuma correr 5 km ou 10 km, dedique-se a treinos com sprints de 1.500 metros. Se você costuma competir em meia-maratona, experiente tiros de 3 km.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here