Kipsang fatura Maratona de NY e prêmio de 500 mil dólares

Queniano olha concorrente Lelisa Desisa antes de começar a se afastar para a vitória na Maratona de Nova York

Wilson Kipsang terminou a Maratona de Nova York, neste domingo como um corredor de milha (1,6 km), vencendo a prova em 2:10:59. O sprint final garantiu ao queniano o sucesso em sua estreia na competição. Com o resultado ele faturou também a série World Marathon Majors o que lhe rendeu o prêmio de 500 mil dólares. Foi um bom consolo para o atleta após perder o recorde mundial da maratona há cinco semanas.

O mais significativo é que Kipsang, que ganhou provas rápidas como Frankfurt, Berlim e Londres, provou que pode suportar uma prova técnica e tática, com percurso difícil como em Nova York, vencendo também o vento contrário.

Lelisa Desisa, da Etiópia, campeão em 2013 da Maratona de Boston fez um duelo com Kipsang até os últimos 400 metros no Central Park. Desisa terminou em segundo com 02:11:06.

A terceira colocação ficou para o campeão de NY em 2010, Gebre Gebrmariam, 02:12:13, seguido pelo atual campeão de Boston, o norte-americano Meb Keflezighi, em quarto, com 2:13:18. Os ventos contrário no início fizeram com que os atletas brecassem o ritmo nos primeiro quilômetros. A verdadeira corrida começou com o grupo de liderança formado por nove corredores formado perto do quilômetro 8 da competição.

Entre as mulheres Mary Keitany, 32, prevaleceu sobre sua compatriota queniana Jemima Sumgong. A vitória só foi sacramentada nos últimos 200 metros, quando Keitany arrancou para vencer em 2:25:07. Sumgon chegou três segundos depois.