Flávio Samelo

EU FOTOGRAFO skate desde 1992. Andava com uns caras muito bons e era meio constrangedor paramim, que não andava nada. Então resolvi pegar uma câmera velha do meu pai e fotografar os amigos.Eles começaram a ter patrocínio e passei a vender minhas fotos e a acreditar no meu trabalho.

EM 1996, FUI ATROPELADO por um ônibus e fraturei o crânio. Perdi o controle do lado esquerdo do corpo e o movimento da perna. Passei a andar meio torto para o lado direito e comecei a correr para me equilibrar. No começo era mais como fisioterapia, mas nunca mais parei. Meu equilíbrio melhorou muito.

NA CORRIDA você não precisa acertar manobra, não tem como desistir no primeiro erro. Ela me desafia, mas não me desanima.

TAMBÉM APRESENTO o programa Pela Rua, do Canal Off. Não é sobre performance ou competição, é sobre estilo de vida. Filmamos sessões de skate em lugares diferentes,em várias cidades. Depois do programa, passei a acreditar mais na fotografia como arte e comecei a tirar fotos da arquitetura, grafite, algo mais urbano mesmo. Já coloquei meu trabalho em bienal,

galeria e feiras pelo mundo.

A CORRIDA É ALGO livre para mim. Hoje eu penso mais nela, leio mais, conheço mais gente que corre. Eu estou curtindo, ficando feliz. É um vício maldito, na verdade. Às vezes quando eu viajo por causa do programa, termino de gravar às 23h, durmo e vou correr às 5h

da manhã.

EU TENTO SER mais disciplinado, mas não tenho uma rotina certa com a corrida. Corro quando dá. Aqui em São Paulo, gosto de ir ao Parque Ibirapuera e dar duas ou três voltas nele.

MINHA ESTREIA em prova foi na última Maratona de São Paulo. Fiz em 4h50. Quase morri, mas quero fazer outra. Quero começar a treinar direito, baixar o meu tempo. Mas, na real, prefiro correr sem competição. Quero ir da minha casa, no Paraíso, até o Ceasa.

EU GOSTO DE esportes solitários. Não curto bagunça. Correr tem essa coisa de ficar sozinho. Enquanto corro, gosto de tirar foto da rua, do skate, do grafite, do mendigo. Tenho uma câmera digital que deixo no bolso ou uso o celular. Correndo você vê a cidade de outro jeito. A cada hora você encontra algo novo.


Flavio Samelo apresenta o programa Pela Rua, que vai ao ar todas as segundas, às 22h30, no Canal Off