Eliud Kipchoge vence Maratona de Berlim

Na manhã ensolarada desse último domingo (dia 27), o mundo estava de olhos em Berlim, palco de uma das maratonas mais importantes do mundo. Com mais de 40 mil atletas participantes, o grande vencedor da Maratona de Berlim foi o queniano Eliud Kipchoge com o tempo de 2h04min01s.

A partir do km 16, as palmilhas de seus tênis começaram a sair e ficaram penduradas até a chegada, mas ainda assim não o impediu de vencer com o seu melhor tempo em maratonas. “Em algum momento elas começaram a sair e eu não tive tempo de removê-las. Tive dor no meu pé, mas o que eu poderia fazer? Tinha que terminar a corrida.”, comentou Eliud logo após a prova. O corredor não conseguiu alcançar seu objetivo de quebrar o recorde da prova, pertencente à Dennis Kimetto (2h02min57s).

Após a conquista, Kipchoge planeja tirar três semanas de folga para se recuperar e já visa a Maratona Olímpica em 2016. “Vou voltar para a Maratona de Berlim, mas minha mente já está no Rio. Esse sim é o meu objetivo principal”, comentou. O também queniano Eliud Kiptanui foi o segundo colocado, com 2h05min21, seguido do etíope Feyisa Liliesa, que cravou 2h06min57s. Já no feminino, a queniana Gladys Cherono foi a campeã com 2h19min25s. A segunda colocada foi a etíope Aberu Kebede, com 2h20min38s.