Dicas para correr a Maratona de Chicago

Passaporte e inscrição na mão, treinos realizados com suor e honra: agora é fazer os últimos longos antes de diminuir o volume e partir pra gringa!

Estamos a menos de um mês desta que é uma das maiores maratonas do mundo e gostaria de compartilhar alguns segredos que descobri quando fui correr a edição de 2014, esta que foi a minha primeira maratona fora do Brasil. Podem acreditar: é uma experiência bem diferente das que vivemos por aqui.

Uma coisa que todo corredor precisa ter quando vai participar de uma prova importante é tranquilidade. E não, eu não estou desmecerendo o Brasil, mas correr uma prova lá fora em termos de logística e estrutura é algo que dá muito mais tranquilidade do que correr aqui.

Todo ano dá problema nos ônibus da Maratona do Rio e isso é algo que lá dificilmente acontecerá por exemplo. Outra coisa: você sabe que não vai acabar a água e você sabe que praticamente toda a cidade ficará mobilizada em prol do evento, diferente daqui que periga você ser atropelado por algum bêbado voltando da balada de sábado à noite.

Hoje a corrida no Brasil está muito mais evoluída, mas precisa se criar uma cultura de seriedade e comprometimento que não acredito existir muito. Os caras só querem lotar provas e ganhar dinheiro. Mas voltando à Maratona de Chicago…

Ela nasceu em 1977, mesmo ano que David Bowie lançou Heroes e Queen lançou We are the Champions, e faz parte da série World Major Marathons, que são as 6 maiores e mais famosas maratonas do mundo – Tokyo Marathon, Boston Marathon, Virgin Money London Marathon, Maratona de Berlim, Bank of America Chicago Marathon and TCS New York City Marathon). Juntas, as organizações tem o objetivo de disseminar as corridas de alto nível e aumentar o desejo de amadores por esse tipo de prova.


Sobre Chicago:

Possui entre 30 a 40 mil inscritos por ano;

Pessoas de mais de 100 países participando, entre amadores e profissionais;

A prova passa por 29 bairros da cidade;

Uma outra informação importante sobre a prova é que ela possui a melhor configuração de todas para a busca de recordes pessoais. As ruas são largas, a prova inteira é plana e a temperatura é amena (entre 10 – 12 graus ano passado). Além disso a cidade é linda, o céu é incrivelmente azul, a arquitetura é impressionante e isso tudo vai ajudar muito naquele momento que suas pernas não te obedecerem mais. Foca na beleza em volta e corre!