Sou um triatleta!

O triatlo reúne três modalidades aeróbicas – natação, ciclismo e corrida – que sozinhas já são exigentes, quanto mais juntas. Para muita gente, o triatleta é um maluco. Mas, na verdade, é apenas um grande apaixonado por esporte. E, se você já corre e busca um novo desafio, o short triatlo (com 750m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) é uma excelente porta de entrada para a modalidade. Além de revigorar os treinos, reduz o risco de doenças do coração, melhora a circulação,

turbina o sistema respiratório, fortalece o coração e outros tantos músculos do corpo.

Ficou animado? Então, como corredor, você já tem um terço do caminho andado. E a corrida é crucial no triatlo: como se trata da última modalidade da disputa, é onde as provas são decididas.

Dos equipamentos, você já deve ter o básico: shorts, camiseta, tênis, monitor de frequência cardíaca com GPS; precisará apenas de um elástico para substituir o cadarço. E se puder comprar um tênis leve e indicado para triatlo, melhor.

Mas será preciso investir nas outras duas modalidades. Se você é novato na natação, por exemplo, saiba que as provas são em lagoas ou no mar. Você precisará de um treinador que o ajude com a planilha e a técnica, e deve treinar também em águas abertas para evitar o pânico na prova. Para essa modalidade, basta uma touca e óculos de natação. Considero o palmar importante nos treinos, mas quem não tem uma técnica adequada pode se lesionar com esse apetrecho.

Quando fizer os treinos de ciclismo ao ar livre, atenção com veículos motorizados, outros ciclistas e pedestres. E, antes de treinar em grupo, aprenda as técnicas da modalidade para evitar acidentes no pelotão. Se não houver um local seguro para você treinar, melhor pedalar no rolo (que prende a bike no chão), no spinning ou na ergométrica e deixar o longão nas ruas e estradas para o fim de semana, quando há menos carros. De equipamento, você precisará de uma bike com geometria de modelo de estrada, um capacete, uma sapatilha, uma bomba de pé e material de reparo de pneus, além de óculos de sol. E, no dia da prova, não esgote toda sua energia na bike – você ainda vai correr depois!

Como no triatlo as três modalidades são feitas na sequência, é fundamental treiná-las em conjunto. Após o treino de pedal, corra para acostumar o corpo. Você também pode fazer isso com provas de corrida e natação na fase de treinos. Antes de uma prova de corrida, pedale por uma hora no rolo. Também programe provas de aquatlon (natação e corrida) e duatlon (ciclismo e corrida). Com uma hora de treinamento diário e um pouco mais nos finais de semana, você é capaz de completar um short triatlo. E dizer com orgulho: sou

um triatleta!