Corro quando dá

“Disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação. ”

Quando perguntam sobre minha principal qualidade, a resposta é sempre a mesma: sou disciplinada. Mas engana-se quem acha que nasci assim. Na realidade, eu aprendi e escolhi ser disciplinada depois de perceber que não existe outro caminho para conseguir chegar aonde quero.

Embora eu seja assim, não me considero uma pessoa organizada. Mantenho meus esforços sem olhar para o lado, mas vivendo um dia de cada vez evitando programar muito a vida. Sempre corri de manhã, sempre precisei da energia dos primeiros raios de sol para começar meu dia, era assim que tinha que ser e ponto final. Mas,e quando a vida dá uma bagunçada e não rola mais treinar no seu horário “ideal”? Antigamente quando isso acontecia eu preferia perder o treino, pois na minha cabeça treinos não eram substituíveis, não corri de manhã já era.

Só que com o tempo, percebi que não existe regra a ser seguida, – e na maioria das vezes não existia sequer uma única razão para eu não me adaptar ao cenário. E foi aí que aprendi que quando a gente tem um kit corrida na bolsa (tênis, top, saia e regata) qualquer hora é hora. Precisamos nos adaptar e não usar o “não deu no meu horário ideal” como desculpa para não ir.

Por que não correr na hora do almoço e tomar banho na academia rapidinho? Shampoos à seco estão aí para isso, toma uma ducha rápida e não precisa nem lavar o cabelo. Por que não correr naquele parque “pititico” perto do trabalho, ou no meio do caminho que você passa todo dia? Costumo andar com várias bolsas exatamente por isso. Sempre tenho roupa, sempre tenho uma fruta e na maioria das vezes basta querer.

Principalmente quando o assunto é treino, flexibilidade faz parte da disciplina. Não somos robozinhos e por isso, reconhecer o cenário e se adaptar é mais eficiente do que se prender a regras. Melhor correr quando dá do que não correr, o importante é não perder a direção.