8 dicas para estrear na meia maratona

Aproveite os ensinamentos de corredores experientes e arrase nos 21 km

Foto: Fernanda Paradizo / Shutterstock.com.

Por Editores da Runner’s World US

Se você se inscreveu para sua primeira meia maratona e está seguindo uma planilha, você já está no caminho certo para conquistar a distância. Antes do dia da prova, aprenda com as vivências (e erros) de experientes meio maratonistas da Runner’s World US para garantir que você termine forte, feliz e ansioso pela próxima vez.

Leia mais:

Meta: acelerar nos 21 km ou na maratona
Meia Maratona de São Paulo abre inscrições para 2018

1Acredite no seu planejamento

“Não treine em excesso! Você vai começar a se sentir super bem nas semanas que antecedem a meia maratona e vai ser levado pela magia do ‘Nossa, eu consigo correr tão longe!’ Quando sua planilha diz quatro, não faça sete. Eu sei disso por experiência. O overtraining vai levar a desconfortos e dores e potenciais lesões. Acredite na sua planilha e você vai correr como um unicórnio mágico no dia da prova.”

– Ali Nolan, editora de artigos digitais

2Prepare-se para a distância

“Faça um longão de 17 km a 21 km pelo menos uma vez durante o treinamento. Isso vai ajudá-lo a antecipar qualquer contratempo, assim como problemas com vestuário ou tênis que podem surgir quando você aumenta a quilometragem.”

– Molly Corcoran O’Keefe, publisher

3Corra, depois comece a competir

“É inteligente para estreantes pensar na meia maratona como uma corrida de 10 milhas (cerca de 16 km) seguida de uma prova de 5 km. Seu objetivo deve ser chegar nessa marca de 16 km se sentindo bem. Daí você pode ligar o jato: nada parece melhor do que ultrapassar as pessoas nos últimos quilômetros de uma prova longa.”

– Meghan Kita, editora de treinamento

4Controle-se

“Eu consegui meu recorde pessoal nos 21 km quando corri com um grupo de pacers pelos primeiros 5 km da prova – um grupo cinco minutos mais lento do que eu pensei que poderia correr. Isso me impediu de ir com muita sede ao pote e largar muito rápido (o que eu faço com frequência), o que me deixou com energia o suficiente para o resto da corrida. As meias maratonas normalmente são a primeira vez em que você tem a chance de correr com pacers, então os use para sua vantagem.”

– Brian Dalek, editor online

5Use a sua cabeça, depois seu coração

“Corra com seu cérebro nos primeiros 8 km (vá em um ritmo inteligente, não saia rápido demais), suas pernas pelos próximos 8 km (mantenha seu pace quando começar a se sentir cansado) e seu coração nos últimos 5 km (dê tudo o que você tem dentro de si).”

– Jessica Murphy, diretora geral

6Nada de combustível novo

“Não experimente nenhum combustível – ou sabor – que você não tenha usado nos seus treinos. Traga com você e utilize coisas com as quais você já treinou.”

– Heather Mayer Irvine, editora de nutrição

7Aproveite

“Divirta-se e curta a experiência! Não se preocupe com o tempo.”

– Paul Baumeister, diretor de pesquisa de marketing

8 dicas para ir dos 21 km aos 42 km

8Prepare-se para o que vem depois!

“Minha dica na verdade é um aviso: depois que você termina sua primeira meia, em breve vai querer se inscrever para sua primeira maratona.”

– Bart Yasso, chefe de operações

COMPARTILHAR