Toque de mestre

Por Liz Applegate

MANJERICÃO

Este tempero é rico em ácido rosmarínico, que reduz a inflamação que pode contribuir para doenças cardíacas.DICA: Combine com muçarela e tomate.

CEBOLINHA

É um parente de aroma delicado da cebola e do alho. Fornece quercetina, antioxidante que pode ajudar a combater o câncer. DICA: Salpique na salada de batata temperada com vinagrete.

COENTRO

Adorado por alguns, odiado por outros, o coentro é rico em substâncias que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. DICA: Coloque em ensopados ou guacamole.

ENDRO

O endro (ou dill) tem mais nutrientes antioxidantes – que protegem as células dos radicais livres – que alguns “superalimentos”, como couve e romã. DICA: Salpique em salmão cozido.

HORTELÃ

Pesquisas mostram que o consumo regular de hortelã pode ajudar a prevenir doenças relacionadas com a idade, como o Alzheimer.DICA: Faça uma infusãocom chá gelado.

ORÉGANO

Seu extrato ajuda a bloquear as partículas de colesterol LDL, que provocam coágulos nas artérias. DICA: Adicione durante o cozimento do molho para liberar seus compostos.

SALSINHA

Um estudo da Malásia mostrou que os compostos fenólicos dessa erva ajudam a inibir o crescimento de células tumorais. DICA: Acrescente ao tabule, que realça o sabor da erva.

ALECRIM

Rico em um composto chamado rosmanol, o alecrim inibe a inflamação que pode levar a problemas articulares. DICA: Use no kebab (espécie de wrap árabe) de carne.

SÁLVIA

A sálvia fornececarnosol, que ajuda a proteger o corpo contra agentes causadores de câncer. DICA: Macarrão na manteiga com sálvia

TOMILHO

Contém timol, que bloqueia partículas de LDL, impedindo a inflamação das paredes das artérias e ajudando, assim, a combater doenças vasculares. DICA: Acrescente à tapenade de azeitona.