Pelas trilhas de Fernando de Noronha

Por Gabriela Ingrid – Repórter da Runner’s World Brasil

Enquanto o avião se aproximava da ilha, já era possível ver os corais no mar de água cristalina – mesmo a centenas de metros de altura. Já no aeroporto, o que mais se via era corredores dizendo “usei a prova como desculpa para conhecer esse paraíso”. A prova, no caso, era a 21K Noronha, que teria largada no sábado, dia 12 de dezembro. O paraíso era Fernando de Noronha, arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco, no extremo nordeste brasileiro.

Na manhã do dia 12, o porto da ilha, local da largada, estava repleto de atletas com a camiseta da cor do mar, verde-água. Apesar da ansiedade, a sensação era de felicidade por correr por uma das paisagens mais bonitas do mundo. Às 7h30, os inscritos na meia maratona largaram e, quinze minutos depois, os que optaram pelo percurso de 8 km. Apesar do horário, o sol e o calor já castigavam os corredores, que encaravam o primeiro desafio da prova: subidas. As expressões de dor se contradiziam com as falas: “Vamos, galera! Logo, logo um marzão vai nos incentivar”.

Cerca de 600 atletas estavam nas ruas de Noronha naquele dia, inclusive o maratonista Vanderlei Cordeiro, embaixador da prova, que optou pelo trajeto menor. Na prova de 8 km, as trilhas começaram no quilômetro três, dando um pouco de sombra e água fresca, já que o primeiro posto de hidratação também ficava por lá. Daquele ponto em diante, chão de terra seca e areia fofa acompanhariam os corredores até o sétimo quilômetro, quando o asfalto voltou pro jogo.

Nos 21 km, o percurso quase atravessou a ilha, passando por três praias e inúmeras trilhas. A beleza da ilha cativou os atletas, que paravam para tirar fotos até no meio da prova. Mas mesmo com a vista deslumbrante, o cansaço era visível, principalmente nos quilômetros finais, quando uma subida feita de pedras aguardava os corredores. Depois, as subidas no asfalto do início da prova, tornaram-se descidas para a linha de chegada.

Confira os vencedores:

8 km – feminino

Roseni Rangel Ribeiro Barroso 44min15s2

Hanna Schteinberg 46min48s2

Eliane Oliveira Cotovio Sammmarco 47min31s5


8 km – masculino

Heleno Vicente 35min50s

Alex Felix da Silva 35min54s

Felipe Rogeiro F. Da Silva 36min56s9

21 km – feminino

Flavia de Sousa Costa 2h001min32s3

Geilda Alves d Silva 2h02min26s1

Tatiana Brochado Veiga 2h02min59s0

21 km – masculino

Iazaldir Feitosa Santana 1h36min06s1

Cesar Henrique Sena Costa 1h37min07s4

Ademar Skanlinski Junior 1h38min01s9