Notícias apetitosas

Por Liz Applegate

Beba leite e fique satisfeito

Em um estudo inglês, dois grupos de corredores beberam, após uma corrida longa, 600 ml de leite desnatado ou uma bebida esportiva com carboidratos e a mesma quantidade de calorias. Os que beberam leite consumiram em média 10% menos calorias em sua próxima refeição do que o outro grupo. Os pesquisadores concluíram que a proteína do leite pode diminuir o apetite.

Na prática Se você está tentando perder peso, experimente o leite no pós-treino.

Não fuja do trigo

Durante uma semana, ciclistas sem restrições alimentares participaram de um estudo no Canadian Sport Institute, em Victoria, no Canadá, em que seguiram uma dieta sem glúten, complementada por uma barrinha com glúten ou por uma sem. Os pesquisadores não encontraram diferenças entre os grupos, nem na performance ciclística, nem no bem-estar dos atletas.

Na prática Se você sente que o glúten te deixa enjoado, consulte um especialista. Caso contrário, consuma carboidratos de fontes variadas (inclusive com glúten).

Não conte calorias

Cortar calorias para perder peso não traz resultados, de acordo com os pesquisadores da Appalachian State University (EUA). Eles descobriram que cortar a ingestão de calorias em 25% por apenas um dia abaixa o gasto metabólico em repouso (o número de calorias que seu corpo gasta enquanto descansa) em 6%.

Na prática Para eliminar os quilos extras, aumente a intensidade dos treinos (elevando o metabolismo em repouso) e invista em alimentos nutritivos, como os ricos em proteínas e fibras, que te deixam satisfeito por mais tempo.

Um gole após 60

Estudos apontam que, quando os atletas dão um gole em uma bebida esportiva e depois cospem, isso pode ajudá-los a correr mais. O simples gosto dos carboidratos na boca é um estímulo ao corpo para se esforçar mais. Pesquisadores brasileiros pediram a corredores com média de idade de 63 anos para que corressem em ritmo forte por uma hora. Os corredores deram um gole e cuspiram uma bebida esportiva no início e na metade da corrida. Comparados com o grupo de controle, o que bochechou a bebida correu em média 1 km a mais.

Na prática Bocheche uma bebida esportiva durante corridas com cerca de uma hora.

Saudação à beterraba

As betalaínas presentes na beterraba são as responsáveis por sua cor vermelha. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), esses compostos também podem aumentar a performance. Após ingerir um suplemento de betalaínas todos os dias por uma semana, corredores tiveram frequências cardíacas menores e relataram diminuição na sensação de cansaço comparados com o grupo controle. Para tentar efeito similar, inclua o suco de beterraba no seu pré-treino.