Dicas para não engordar no final do ano

A gente sabe como o calendário festivo de final de ano é intenso e como é difícil dizer não aos compromissos sociais que as turmas armam.

Aliás, eu nem sei por que as pessoas todo ano se reunem para beber e comer em dezembro, ao invés de se encontrar de vez em quando ao longo dos outros meses…vocês sabem? Sobre compromissos com “turmas”, evito me comprometer com muitos, tento escolher os mais importantes e quebrar o mínimo possível a rotina. Tipo encontro de segunda não dá, né?

Para ser bem sincera, o meu maior problema no final do ano são as ceias de Natal e Reveillon, pois gosto muito dessas comidas e valorizo demais este único momento em dozesmeses que temos acesso à elas.Não acredito que devemos ser neuróticas já que são momentos importantes e gostosos do lado das nossas famílias e de quem a gente ama ( já causamos o ano inteiro fazendo dieta e comendo certinho). Precisa mesmo fazer isso até Natal?

E, se a gente adotar alguns pequenos compromissos com nós mesmas tudo fica fácil e equilibrado. Uma coisa importante é manter a rotina de exercícios, mesmo que adaptada à realidade de final de ano onde a frequência talvez seja reduzida, é importante manter o corpo ativo. Cada pequena “economia” conta pra conta não ficar tão absurda no final. Vamos à algumas dicas?

– Durante a época de festas, se comprometa a treinar pelo menos 3 ou 4 vezes na semana. Se vocêé daquelas que ao longo do ano treina todo dia, aposto que isso não será sacrifício e sua “casa” ficará em ordem.

– Não pule o treino do dia 24 nem da manhã do dia 25, você sabe que a farra na noite de 25 e almoço de 25 serão grandes então, esses são treinos que contarão na sua fatura. Aproveite para desfrutar das ruas vazias, correr na manhã de Natal é algo espiritualmente incrível e como não tem quase ninguém na rua é também muito delicioso.

– Aproveite que a família toda está por perto e muitos de férias, e chame algum ente querido para treinar com você!

– Nos dias de festa já que você sabe que será difícil comer pouco no jantar, tente fazer isso no café da manhã e almoço.

– Evite “porres”, pois fica mais fácil você não ganhar quilos extras e acordar bem disposta para se exercitar na manhã seguinte a festa.

– Evite também os drinks calóricos tipo cerveja ou cocktails com açúcar e por que nãoum vinhozinho ou um Aperol Spritz?

– Pense na sua fome e desfrute sua refeição. Não somos obrigados à comer feito loucos só porque é Natal. É aceitável comer um pouco mais, mas ceiar com consciência de desfrutando daquilo que você está comendo agora serão atitudes que ajudarão a não descabelar.

Podem me julgar, mas a última coisa que quero é passar o Ano Novo me sentindo inchada e culpada pelos abusos do Natal. Não sei quem inventou que final de ano é época de não fazer nada, uma horinha por dia não compromete o dia de ninguém. Agora, 10 dias parada só comendo garanto que faz!