De olho no Rio

Ele conquistou em 2014 o melhor tempo de um brasileiro nos 10km: 28min34s. O atleta luta agora por uma vaga nas Olimpíadas de 2016.

Por Petra Monteiro

O COMEÇO

Sempre curti esporte e na escola recebia nota máxima em educação física. Minha primeira corrida foi de 13 km, no interior paulista, de Flora Rica até Irapuru, onde moro até hoje. Corri com o Luis Fernando, meu irmão gêmeo. Corremos descalços e terminamos com os pés cheios de bolhas.

EMPURRÃO

Meu maior incentivador foi Readir Tovani: além de amigo de família, ele é um verdadeiro pai para mim e para o Luis. Ele sabia que a gente era preguiçoso, por isso ia em casa nos chamar para correr e nos ajudava nos treinos.

A PREFERIDA

Eu amo correr 42 km. É uma prova de resistência onde a maior dificuldade é você saber administrar seu ritmo. Adoro a sensação de estar correndo e sentir a tensão após o Km 30.

CONQUISTAS

Minha maior vitória foi quando, bem no começo, ganhei com meu irmão de atletas que já haviam conquistado grandes títulos. E ninguém nos conhecia! Orgulho-me também da Olimpíada de Londres, em que fiquei em 8o lugar na maratona.

METAS

Meu maior objetivo é a Olimpíada do Rio em 2016. Mas neste exato momento estou focado na Maratona do Japão. Minha grande preocupação é não me lesionar.

TREINO

Meu treinador é bem tranquilo, ele praticamente me deixa montar o treino e então me auxilia com algumas alterações. Para ele, o importante é a minha adaptação. Preciso conhecer o meu corpo e sentir se aquilo é bom ou não para mim.

Fora das pistas

ALÉM DOS TREINOS

Andar de moto é uma das coisas que mais me dão prazer. Este ano fiz uma viagem para Porto Seguro(BA). Foram 4.000 km percorridos e uma experiência muito bacana. Outro passatempo são os filmes. Adoro todos que mostram a realidade. Um dos que

mais amo é o Massacre de Ruanda.

COMIDINHAS

Minha alimentação é bem normal. Eu curto comida nordestina e muito churrasco. Tenho um ditado de vida que diz que é melhor passar mal com a barriga cheia do que ter a barriga vazia.

PARCERIA

Minha relação com meu irmão é única. Ele administra minha vida e me ajuda nos treinos. Somos muito próximos.