Consumir açúcar não vai te dar mais energia, aponta estudo

Por Elizabeth Millard, da Runner's World US

açúcar não garante pico de energia
Foto: Shutterstock

Aquela preguiça que geralmente aparece no meio da tarde faz muita gente apostar em algum doce como lanche. O problema? O açúcar não garante pico de energia, sugere uma revisão de estudos publicada pela revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews no começo de abril. 

Os pesquisadores analisaram 31 estudos sobre as performances de cerca de 1.300 adultos durante o período posterior à ingestão do carboidrato. Depois, foram avaliados aspectos do humor dos atletas, bem como seus níveis de fadiga e alerta. Resultado: o açúcar não te deixa mais alegre ou atento. 

Comer vegetais pode te ajudar a correr com mais força

Na verdade, ele aparentemente piora a queda de energia, principalmente depois de uma hora de seu consumo. Contudo, é válido ressaltar que os resultados não se aplicam ao uso de carboidratos antes da academia. Eles ainda são importantes se você estiver fazendo treinos muito longos ou intensos.

Açúcar não garante pico de energia

“Nosso estudo fornece evidências claras contra a ideia de que a ingestão de açúcar pode melhorar o humor”, disse o principal autor do estudo, Konstantinos Mantantzis, da Universidade Humboldt, de Berlim. “Pelo contrário, o consumo de açúcar pode deixar as pessoas mais cansadas e menos alertas logo após o seu consumo.”

A ideia de que o açúcar pode deixar qualquer um mais feliz e animado surgiu de pesquisas anteriores. Elas sugerem que os carboidratos podem aumentar os níveis de serotonina – neurotransmissor associado ao humor.

Tomar cafeína durante o treino pode ser perigoso de verdade? 

“Embora nosso estudo não tenha investigado a relação de açúcar e serotonina, os resultados questionam se existe mesmo um mecanismo que faça o humor melhorar quando consumimos carboidratos”, disse Mantantzis.

O que fazer

A melhor coisa para um estímulo rápido e levantar e dar uma volta, é o que aconselha uma pesquisa do periódico Emotion, de 2016. Sair do ambiente em que você está e ter contato com a natureza é melhor ainda, mas uma caminhada pelo jardim de casa já é o suficiente.

Afinal, feijão é saudável ou apenas uma bomba de sódio? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here