Após 40 anos, norte-americana vence Maratona de Nova York

Entre os homens, queniano de 24 anos venceu sua primeira maratona na carreira

Reprodução Twitter @shalaneflanagan

Para alegria do público local, uma atleta norte-americana foi a grande campeã da Maratona de Nova York no último domingo (5), quebrando um tabu de 40 anos sem vencedoras dos EUA nesta prova. Aos 36 anos, Shalane Flanagan completou os 42km em 2h26min53s, batendo por cerca de um minuto a queniana Mary Keitany, que entrou na corrida como a grande favorita, por ter vencido as últimas três edições.

Leia mais:

+ 13 sinais de que você está treinando demais
+ Favoritos erram caminho e italiano vence Maratona de Veneza

A vitória em Nova York coroa uma carreira brilhante no atletismo para Flanagan, além de ser a realização de um sonho de infância. “Eu sonho com este momento desde que sou uma garotinha”, disse. “Foram sete anos para que eu possa chegar até aqui. Deu muito trabalho apenas para este momento”. A corredora representou seu país em quatro Olimpíadas, levando para casa uma medalha de prata em 2008, nos 10.000m, mas ainda não havia ganhado uma das principais maratonas do mundo – até este domingo.

Entre os homens, o jovem queniano Geoffrey Kamworor foi o vencedor da prova, com o tempo de 2h10min53s. Aos 24 anos, esta foi sua primeira vitória em seis maratonas que completou. Seu segredo pode estar no treinamento com o conterrâneo Eliud Kipchoge, vencedor da Maratona nos últimos Jogos Olímpicos, e o maior maratonista em atividade. Kipchoge apostava na vitória de Kamworor antes do início da prova.

Apenas três segundos depois, Wilson Kipsang, queniano e um dos favoritos à vitória, chegou em segundo lugar. Completou o pódio o etíope Lelisa Desisa. Outro destaque fica para o norte-americano Meb Keflezighi, que se despediu da carreira de fundista completando a prova no 11º lugar aos 42 anos, ovacionado pela torcida local.

Adriana Aparecida da Silva representou o Brasil no pelotão de frente da Maratona de Nova York. A corredora completou os 42km em 2h37min22s e ficou na 17ª posição entre as mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here