Barato natural

Aproveite as boas sensações que a corrida pode causar

Foto: shutterstock.

Por Jeff Galloway

Todo mundo já ouviu falar no “barato da corrida”, uma certa euforia causada pelos treinos. Iniciantes podem achar que não passa de lenda – já que leva um tempo para que a gente sinta toda essa alegria. Mas, sim, o exercício físico estimula a produção de endorfinas, substâncias químicas que atuam no cérebro, te deixando “mais feliz”. Alguns ajustes na sua rotina de treinos podem te ajudar a alcançar boas vibrações.

HORÁRIO IDEAL

Deixe que a sua corrida seja um escape do estresse em vez de um momento estressante. Muitos corredores acham que a manhã é o melhor horário para treinar. Se, no entanto, você se exercitar pensando em seus afazeres, talvez seja melhor correr mais tarde. Encontre a melhor hora para você e mantenha-se nela.

CORRA DE LEVE

É difícil se sentir bem quando você está com a respiração carregada e a língua para fora. Comece cada corrida com uma caminhada leve, para aquecer a mente e o corpo, e faça intervalos de caminhada durante o treino, para manter seu nível de esforço estável e prevenir dores e exaustão.

PONTOS DE CONTROLE

A cada 1 ou 2 km, corrija sua forma: tente manter a postura ereta e as passadas leves e descarregue qualquer tensão formada no pescoço ou nos ombros. E repita um mantra positivo, como “estou bem hoje”. O corpo segue a mente, e a negatividade pode diminuir a diversão.

MÚSICA OU SILÊNCIO

Alguns corredores têm uma experiência melhor quando focam sua atenção na respiração ou nas paisagens ao redor. Outros preferem deixar a imaginação correr solta ou ouvir música enquanto correm. Faça o que te ajudar a manter uma atitude positiva (mas, se você usa fones de ouvido, mantenha o volume baixo para permanecer alerta).

Você pergunta, Jeff responde

Onde é mais que eu sinta o “barato da corrida”?

Pesquisas mostram que estar na natureza pode melhorar seu humor, então escolha treinar em lugares com boas paisagens, quando possível. No entanto, se você está mais preocupado com a possibilidade de topar com rochas e raízes, será mais difícil relaxar, então mantenha-se em uma pista mais segura.

Com qual frequência farei uma “grande corrida”?

Nem todas as vezes que você corre serão ótimas (ou mesmo boas), mas quanto mais você segue um padrão de corrida, mais irá desfruta do esporte. Esforço, terreno, tempo e estado de espírito se unem para formar a receita perfeita da alegria.

FATO OU FICÇÃO

Preciso de um colega de corrida para curtir o treino
FICÇÃO
Correr com companhia pode fazer os quilômetros passarem mais rápido, mas, para muitos corredores, as corridas mais transcendentais e restaurativas acontecem quando estão sozinhos. Se você quase nunca corre solo, tente começar a fazê-lo pelo menos uma vez por semana.

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