Bebida esportiva sob medida

Gatorade lança fórmula personalizada para corredores

Foto: divulgação.

A hidratação é parte importante dos treinos e provas e todo corredor precisa encontrar a estratégia que funciona melhor para si. Pensando nisso, a Gatorade começou a trabalhar em um isotônico sob medida para cada pessoa. A tecnologia Gx começou a ser testada com a seleção brasileira de futebol antes da Copa do Mundo de 2014. “O primeiro passo foi testar em atletas de alta performance, realizando ajustes necessários para chegar ao público em geral”, explica o consultor do Gatorade Sports Science Institute (GSSI) Orlando Laitano.

Leia mais: 

6 bebidas para evitar antes de correr
14 ótimos lanches para corredores

Além da Copa do Mundo, ele também acompanhou as seleções de futebol e vôlei na Olimpíada do Rio. Os jogadores passaram por teste de suor – em que foi possível verificar quais minerais cada atleta perdia mais – e eram pesados antes e depois dos treinos para determinar o nível de desidratação. Se alguém perdia mais sódio do que o normal, por exemplo, sua fórmula seria personalizada para que conseguisse repor o mineral. Além disso, faz parte da plataforma uma garrafa inteligente que monitora em tempo real o consumo da bebida. O GSSI já realizou testes com corredores, inclusive com amadores na Maratona do Rio de 2016 (saiba mais aqui).

A ideia é que uma versão do Gx chegue ao público geral. A composição personalizada deve ser vendida em cápsulas, que serão inseridas na garrafa. Ainda não há data para que o produto seja comercializado no Brasil. Abaixo, Orlando Laitano explica como funciona a estratégia individualizada de hidratação e seus benefícios:

SHARE