Pilates pode melhorar seu desempenho nos 5K

Por Redação RW Brasil

Benefícios do pilates para corredores
Foto: Shutterstock

Se você acha que os benefícios do pilates se resumem em tirar os idosos do sedentarismo, está muito enganado. A prática é ótima também para os corredores, e pode melhorar seu desempenho nos 5K, sabia? Foi o que provou uma pesquisa publicada no periódico Plos One

Leia mais 

+ 4 posições fáceis de ioga para ter mais energia
+ 6 estratégias de sucesso para seus primeiros 5K
+ As piores dicas de treino que nossos leitores já receberam

Como funcionou o estudo

Para chegar à conclusão, cientistas selecionaram 32 participantes, todos corredores experientes. Então, os dividiram em dois grupos: metade teve que associar a corrida a um treinamento de pilates de 12 semanas; e a outra metade continuou apenas com a corrida nesse mesmo período. 

Quais foram os resultados

Confirmando a hipótese dos estudiosos, houve uma melhora significativa na performance dos atletas que fizeram o fortalecimento com a prática. Além disso, esse grupo também teve uma melhor resposta de recuperação pós-treino. 

Portanto, os pesquisadores concluíram que escolher um treino de fortalecimento para fazer em paralelo à sua corrida pode ser ótimo. E se ele exercitar, além disso, sua flexibilidade, equilíbrio e postura, vai ser melhor ainda. 

Quais os outros benefícios do pilates?

Pilates é uma atividade física. Embora muitos pensem que ele só é praticado por indivíduos de terceira idade, é indicado para todas as fases da vida. “Trabalha principalmente o alongamento muscular e a resistência da musculatura estabilizadora do nosso corpo”, explica o fisioterapeuta Felipe Paes Leme Diniz, instrutor de pilates no Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro. 

O bom é que não há nenhuma contraindicação em apostar nele — claro, desde que você seja liberado pelo seu médico. Pelo contrário, os benefícios do pilates são inúmeros. “Pessoas com problemas nos joelhos e outras articulações devem praticar, pois há exercícios específicos para o fortalecimento dos mesmos”, diz Felipe.

O especialista ainda diz que o pilates pode ser feito depois de um esforço intenso. “Após o ‘estresse’ muscular realizado na corrida, alguns movimentos irão liberar cadeias musculares que ficaram ‘travadas’ durante a prática exaustiva.”

Não há um protocolo a ser seguido quanto ao número máximo de vezes na semana que você pode praticar. Mas o ideal é que seja, no mínimo, dois ou três dias na semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here