Boa viagem

Viajou para correr? Confira seis movimentos para enfrentar numa boa o voo de volta para casa

Por Kit Fox

Se você adora unir turismo e provas de corrida, talvez se veja espremido em uma poltrona de avião horas depois de ter cruzado a linha de chegada. E isso pode prejudicar sua recuperação. “Movimentar-se é importante para manter o sangue circulando”, explica William Roberts, diretor médico da Twin Cities Marathon, nos Estados Unidos. Os movimentos a seguir estimulam a circulação, mantêm os músculos relaxados e ajudam você a chegar com mais disposição em seu destino final.

Elevação de perna
Eleve e abaixe o joelho esquerdo (como na foto acima), ativando os músculos de glúteos e quadríceps. Faça mais cinco vezes, troque de perna e repita.

wall_2220

Apoio de pernas
Antes de entrar no avião ou no carro, sente-se de frente para uma parede, com os quadris encostados nela. O tronco deve formar um ângulo de 90º com as pernas. Mantenha por dez minutos.

halfsquat_2220

Meio agachamento
No corredor do avião ou em uma parada na estrada, flexione os joelhos e agache até onde se sentir confortável. Apoie-se em uma parede, se precisar. Repita de cinco a dez vezes em ritmo lento.

legextensions_2220

Extensão de perna
Apoie os dois pés inteiros no chão. Estenda as pernas levando a ponta dos pés na sua direção (você pode colocar as pernas sob a poltrona a sua frente no avião). Repita cinco vezes.

ankleraises_2220

Rotação de tornozelo
Enquanto estiver sentado, eleve o joelho esquerdo e movimente o pé em círculo 20 vezes. Depois, inverta a direção e gire mais 20 vezes. Repita com o outro pé.

quadmassage_2220

Massagem no quadríceps
Apoie seu antebraço direito na coxa direita. Com uma pressão suave, deslize para cima e para baixo usando o braço como um bastão de massagem sobre o músculo. Troque de perna e repita.

“Risco voo”

Corredores são mais suscetíveis a trombose – formação de coágulos de sangue – ao voarem depois de uma corrida longa, segundo o médico William Roberts. Confira dicas de segurança para as suas viagens:

Levante e caminhe: isso mantém o sangue circulando nas pernas.

Aperte: vista meias de compressão para estimular a circulação.

Dispense o álcool: beber aumenta o risco de formação de coágulos durante o voo.